Editorial UNIBUS RN: 2013, um ano para entrar para a história

Sexta-feira, 27 de dezembro de 2013. Esta é a última sexta do ano e, certamente, é uma data onde devemos fazer um balanço do que foi o ano que está terminando.
No mundo da busologia, não é diferente. Com o ano acabando, temos também de fazer um balanço do que foi vivido em 2013.
Este é, certamente, um ano que virou marco para o transporte a nível nacional. Finalmente, está fluindo a primeira licitação da história do transporte interestadual e, mesmo com os percalços que vem enfrentando (inclusive judiciais), a ANTT finalmente deu uma dentro, tentando moralizar um sistema que está defasado.
Infelizmente, o mesmo não se pode dizer de Natal. No nosso transporte municipal, a licitação vem sendo empurrada com a barriga. Há de se lembrar que, no início do ano, os gestores da SEMOB prometeram que, em 2013, sairia o certame. Não aconteceu.
2013 também foi um ano triste nas ruas e estradas envolvendo ônibus. Infelizmente, alguns acidentes ocorreram, como o da Av. Bernardo Vieira e na BR 304, em Mossoró. Vidas se perderam, veículos foram destruídos e a sensação de medo imperou em vários pontos do país.
Há de se ressaltar também a renovação de frota no ano que está por terminar. Nos setores rodoviário e de fretamento, foi um ano fantástico. Várias novidades, veículos extremamente modernos e o ressurgimento de algumas empresas fadadas à falência marcaram 2013. Com certeza, quem faz viagens curtas ou longas agradeceu pelas novidades que apareceram.
O mesmo não pode se dizer do ramo urbano. Das 12 empresas que circulam na região metropolitana de Natal, apenas uma trouxe ônibus zero km: a Cidade do Natal. Há de se aplaudir de pé a iniciativa da empresa em, mesmo nas dificuldades enfrentadas nos últimos anos, querer melhorar a qualidade do transporte que pratica.
Outras seis empresas trouxeram veículos seminovos. Apesar de não serem novos, são um certo alento para tentar melhorar o transporte que praticam. Porém, outras quatro empresas – sendo duas das maiores em circulação atualmente – não trouxeram ônibus em 2013. Unzinho se quer. Nem mesmo usado.
Fora esses pontos, 2013 foi um ano marcado por polêmicas e canteiros de obras. Enquanto os trabalhos nas ruas para a Copa do Mundo saíram, os permissionários estão batalhando para a bilhetagem única – se valendo até de meios pesados para conseguir o benefício.
Isso sem contar que este foi um ano marcante para a busologia nos mais diferentes níveis. 2013 consolidou o maior encontro do hobby no país, que acontece anualmente em Fortaleza, com o maior encontro já realizado em todos os tempos. Além disso, Natal também entrou no circuito dos grandes encontros, com o evento realizado no último dia 14. Como já noticiamos aqui, foi um encontro histórico e que será lembrado para sempre.
Enfim, 2013 foi um ano movimentado e que, com certeza, deixará saudades e ficará marcado na história do transporte local e nacional. O que aconteceu no ano que está terminando ficará marcado, para o bem ou para o mal, em diferentes aspectos. Com certeza, coisas boas e ruins do que houve no ano serão lembradas para sempre.
Como este é o último Editorial no ano, desde já, a equipe do UNIBUS RN deseja para você, caro leitor, um excelente ano novo!

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