Um sistema para leitura de impressão digital está sendo instalado em ônibus de transporte coletivo. A biometria auxilia a identificação do indivíduo no uso do cartão de passagem, com foco nos estudantes. Municípios da região metropolitana de Natal já fazem uso do novo equipamento, como Ceará-Mirim e Extremoz, ainda em fase de teste. Em Natal, equipamentos estão sendo instalados.
A iniciativa é das próprias empresas que detêm a permissão do serviço de transporte, objetivando o combate a fraudes no uso incorreto da carteira de estudante, que só pode ser utilizada pelo detentor. “Isso visa primeiramente evitar a fraude, que o verdadeiro tenha direito a passagem, e terceiros não usem indevidamente”, explica Augusto Maranhão, representante do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (SETURN).
Inicialmente, o objetivo é passar por um período de teste. Em Ceará-Mirim e Extremoz, as empresas Oceano e Cidade das Dunas já recadastraram os estudantes usuários de cartão e o sistema está em utilização nos ônibus. Primeiramente se projeta o cartão no equipamento, que depois de identificar a carga de passagem, uma luz indica a precisão da colocação da digital. Após este processo, a catraca é liberada.
Para Natal, não há previsão para uso do novo sistema. Os equipamentos estão sendo implantados aos poucos nos ônibus e ainda dividem espaço com as peças antigas. “Para Natal, é uma mudança de tecnologia necessária. Temos equipamentos com mais de doze anos. Estamos apenas aguardando definições de validadores, da bilhetagem única para colocar em uso. Creio que daqui para março já tenha avançado, e já seja um projeto vencedor”, declara Augusto Maranhão.
Somente em 2013, mais de 3 mil pessoas foram flagradas usando a carteira de estudante indevidamente, segundo Clodoaldo Trindades, secretario adjunto Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Em Natal, desde o primeiro semestre de 2013 o estudante que solicita uma nova carteira, ou segunda via, na Central do Estudante, já passa pelo cadastramento biométrico, explica Trindade.
Com esses novos registros, a Semob já possui mais de 5.700 estudantes registrados com impressão digital, de um total de quase 90 mil estudantes possuidores de cartão. Os dados ficam detidos na Central do Estudante, sob a responsabilidade do Seturn e são enviados a Semob quando solicitados. Dentro de duas semanas haverá uma reunião entre a Semob e entidades estudantis de Natal para esclarecimentos sobre este novo sistema, informa Trindade.
Quanto aos municípios da Grande Natal, a mudança de sistema ainda não foi informada ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), regulador dos transportes intermunicipais. No entanto, Irannilson Matos, diretor de transportes do DER-RN, explica que as empresas tem o prazo de até 60 dias de uso para comunicar ao órgão. “Caso dê certo, vamos verificar a instalação para todas as empresas. Se não, se cancela o que foi feito”, explica.
Foto: Junior Santos (Tribuna do Norte)
Fonte: Tribuna do Norte