Modernização do sistema de trens procura desafogar vias

A cidade do Natal tem hoje, segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, mais de 337 mil veículos particulares, podendo o Estado do Rio Grande do Norte alcançar 1 milhão de veículos ainda no primeiro semestre de 2014. Paralelamente, a média de passageiros de ônibus em Natal é de 400 mil por dia, sendo mais de 10 milhões mensais.
Frente a esses dados, a modernização do sistema de trens procura desafogar as vias da cidade. Para isso foram destinados pelo governo federal o montante de R$ 320 milhões para execução do projeto de modernização ferroviária a ser implantado na Região Metropolitana de Natal. Aguardando o anúncio da presidente Dilma Rousseff para começar efetivamente os trabalhos burocráticos das licitações, a divisão de Natal da Companhia Brasileira de Trens Urbanos elaborou um pré-projeto com um engenheiro, três arquitetos e dois consultores externos.
No plano apresentado pela CBTU sete linhas seriam implantadas na Grande Natal, alcançando oito municípios. Essas linhas teriam 30 estações no total, distribuídas a cada um quilômetro  no perímetro urbano e a cada dois quilômetros no perímetro rural. Para atender os passageiros, a meta é que um veículo passe pelas estações a cada quinze minutos. Dessa forma, a estimativa é atender a demanda de até 60 mil passageiros/dia. Apesar da modernização, não está previsto o aumento da tarifa, hoje de R$ 0,50.
No projeto apresentado, ciclovias acompanham as linhas férreas e há bicicletário dentro das estações. A área de Ponta Negra por exemplo, um grande potencial turístico da cidade, não foi contemplada no projeto por levar em conta a existência de projeto de reestruturação da avenida Roberto Freire. O engenheiro civil Enilson Santos, professor da UFRN e consultor externo do projeto, afirma que ainda assim é possível, se necessário, expandir uma das linhas desse projeto até Ponta Negra.

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