Ponta Negra: Proibido estacionar à beira-mar

A reurbanização da orla marítima das praias urbanas de Natal não mudará apenas a paisagem beira-mar. A obra também acarretará mudanças na mobilidade urbana das praias, especialmente da Praia de Ponta Negra. De imediato, na Avenida Erivan França, via que se estende pelos cerca de 4 km da praia, não há mais estacionamentos para carros particulares, apenas os veículos de serviço público, táxi e carga e descarga podem fazer paradas. Multas já foram dadas aos carros que estacionaram irregularmente.
Somente neste último domingo, 60 motoristas foram autuados. Segundo Walter Pedro, secretário adjunto de trânsito a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), desde o dia 20 de dezembro “começou a ser criado a restrição com relação aos carros. Na Erivan França não terá mais estacionamento”. Na avenida foi disposta a sinalização alertando a proibição. A fiscalização foi intensificada nesta última semana. A multa pode variar entre R$ 54 e R$ 85.
O transtorno pela desordem no estacionamento e fluxo de veículos na avenida e ruas que dão acesso à praia de Ponta Negra já fazia parte do histórico do local.   A via de sete metros de largura, comportava tanto o estacionamento quanto o fluxo de carros, ônibus de passeio e caminhões de carga direcionados aos equipamentos turísticos do local; restaurantes, hotéis e pousadas.
A proibição para o estacionamento é a primeira ação do conjunto de modificações. A orientação aos motoristas é que procurem as ruas adjacentes à avenida para deixarem seus carros. A disposição de vagas para carros de serviço público e pontos de táxi ainda estão indefinidos. “No futuro o uso do local será para pedestres e fornecedores, a disponibilidade para os carros vai estar nas outras ruas adjacentes”, declara Walter Pedro.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já tem projeto para o entorno da área. Cerca de 18 vias, entre as avenidas Erivan França e  Roberto Freire – sentido paralelo e transversal – terão o sentido único  alternado, sistema binário. As mudanças no fluxo do trânsito devem ser iniciadas neste próximo mês, fevereiro. “Estamos organizando a estrutura  de sinalização e fiscalização para poder implantar”, relata o secretário quanto a data de início da operação de trânsito.
A organização das ruas estará em sentido alternado. O ponto inicial é a rua Francisco Gurgel, última antes da Erivan França. Esta rua estará em sentido à Via Costeira e as demais subindo a Roberto Freire. As transversais da mesma maneira. Elas modificam o sentido com base na estrada de Ponta Negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo