Não é de hoje que se fala na péssima malha viária do bairro Jardins, São Gonçalo do Amarante. O bairro recém-nascido é composto por conjuntos como Jardim Petrópolis, Cidade das Flores e Plaza Garden, tradicionais sofredores com a displicência da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante quanto à infraestrutura viária do bairro. O que, até o final do ano de 2012 era comum em Natal, hoje invade a região metropolitana. Até parece que os buracos que existiam em Natal, foram transferidos pra lá.
O que hoje se vê de asfalto e calçamento é fruto da empreitada das construtoras, que para lotear o que hoje é o bairro, precisaram passar uma levíssima camada de asfalto sobre o barro. Questão de tempo até que os buracos surgissem. Feito isso, a prefeitura vem apenas realizando reparos do tipo “tapa-buracos”.
O problema é que, por exemplo, na avenida que corta o Plaza Garden já foram feitos tantos reparos desse tipo que a pista é hoje completamente irregular, comprometendo a segurança e integridade mecânica dos veículos que ali trafegam, inclusive as linhas de ônibus 132 e 133.
Devido às péssimas condições de rodagem, a empresa operadora, no caso a Expresso Oceano, se vê obrigada a trabalhar com veículos mais antigos, e aliás, há até um ônibus “novo”, adaptado a passageiros com necessidades especiais, mas que já está sofrendo com a buraqueira do bairro. Assim, o conforto dos passageiros fica comprometido, ainda mais quando se anda em pé.
Quando questionada sobre uma obra de recapeamento asfáltico e calçamento das ruas ainda não pavimentadas, a resposta que se tem é que a Prefeitura não possui recursos para tal obra, limitando-se apenas às operações “tapa-buracos”, menos onerosas para a Prefeitura.
Vale destacar que em meio aos preparativos da Copa do Mundo, e levando em conta que São Gonçalo do Amarante abriga o que fora projetado para ser o maior aeroporto da América Latina, não deve ser difícil levar um projeto à Brasília para captar recursos para execução da obra, que beneficiaria em muito todos os que hoje sofrem com a também sofrida malha viária.