Já são visíveis as obras do Pro Transporte que consistem na criação de dois grandes eixos em pista dupla, dotados de corredor exclusivo de ônibus, ciclovia e adequados às normas de acessibilidade.
Desde o início do ano a construtora trabalha com homem em máquinas no Eixo Fronteiras (Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco) e Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha).
Durante o fim de semana, as obras seguiam com serviço de terraplanagem e derrubada de árvores em área localizada próximo da rótula da Redinha. Lá será construído o que ligará o acesso à praia à Avenida João Medeiros Filho.
Os moradores de duas casas localizadas, próximo ao leito do Rio Doce, que serão desapropriadas estão preocupados. “Já enviamos toda documentação. Mas não sabemos quando sairemos, quanto vamos receber e para onde iremos”, afirma Marlúcia que mora há 50 anos no local. No Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, máquinas trabalham em serviços de terraplanagem.
No local, será implantado em pista simples o Prolongamento da Av. Moema Tinoco, desde o entroncamento com a Av. Tocantínea até a interseção com a BR-101, dando acesso ao litoral norte, bem como ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
O Pró-transporte é uma iniciativa do Governo Federal, que permite financiar obras que objetivem a implantação de melhorias no transporte público urbano e na mobilidade urbana de uma região, através de convênios com Governos Estaduais e Prefeituras Municipais.
A obra esta orçada em R$ 89 milhões, e a partir da ordem de serviço tem um prazo de 24 meses para ser concluída.
Foto: Wellington Rocha (Portal No Ar)
Fonte: Portal No Ar