É bem verdade que cada um tem seu gosto, mas também é verdade que tem chassis de ônibus que são amados por quase todos os “ouvintes”, enquanto outros deixam a desejar quanto à beleza do som do motor. Lembro ainda que este é um detalhe que não influencia na qualidade dos modelos, sendo apenas um – belo, ou nem tanto – detalhe.
Pensando nisso, vou expor minha opinião sobre alguns chassis, classificando-os em “eu escuto” ou “eu tapo os ouvidos”:
Eu escuto
Scania F-113 HL: A Scania deve ter contratado anjos para projetar este chassi. Não conheço ronco mais bonito e imponente do que o produzido pelo motor DSC de 11 Litros. Trata-se de uma orquestra sobre rodas, que encanta quem tem diesel nas veias. Desde que saiu de linha a Scania nunca mais produziu um chassi com ronco tão bonito quanto.
Volvo B10M: Esses suecos são demais! O Volvo B10M também produz um ronco imponente, graças as notas graves tocadas por seu motor, aliás, motores, pois ao longo de sua produção este fora equipado com vários motores diferentes, mas sempre mantendo a essência. Música para os ouvidos!
Mercedes-Benz OF-1721 (Euro II): Figurinha fácil de ser encontrar nas cidades brasileiras, o ronco do OF-1721 é muito bonito, principalmente quando novos e equipados com caixa de marcha de cinco velocidades. A essa altura é difícil encontrar um desses com boa qualidade sonora, mas, quando se encontra, é só curtir a viagem ao som dos seis cilindros em linha do MB O-366LA.
Eu tapo os ouvidos
Mercedes-Benz OF-1418: Não existe ronco mais morgado do que o deste chassi equipado com a caixa de marcha da Mercedes-Benz. Parece uma mobilette! Agora, quando equipado com a caixa de marchas da ZF de cinco velocidades, aí sim, fica mais audível. Por enquanto, é o ronco que mais detesto.
Mercedes-Benz OF-1722M: Esse é que é fácil de encontrar circulando! Parece Gol, em toda esquina tem um. O fato é que o campeão de vendas tem um ronco muito sem sal. E quando esse danado começa a miar? Isso mesmo, deixa estragar algum rolamento do motor pra ver o que é balaio de gato!
Agrale MA 9.2: Pense num Volare W8. Agora pense no ronco dele. Pronto! Não há nada mais frustrante do que um MA 9.2. Por quê? Simplesmente porque ele começa bonito, ronca forte, mas aí, aí, aí…é, para por aí. Quando a gente pensa que ele vai continuar bonito ele fica sem fôlego. Culpa do confiável MWM Acteon 4.12.
Enfim, no final da história todos estes chassis de ônibus são, tecnicamente falando, muito bons para os frotistas. Sendo verdadeiros campeões de vendas, e alguns de brinde trazem excelentes ondas sonoras para os apaixonados por ônibus se deleitarem num dos prazeres do ainda peculiar hobby. E para ouvi-los é só procurar algum vídeo pela internet. Bom espetáculo – ou não.