Prefeitura sem plano ‘B’ para o Baldo

As obras de manutenção do complexo viário do Baldo, incluindo os viadutos e o canal de águas pluviais que cruza as Avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco, poderão ficar até 88,8% mais caras. As intervenções saltaram de R$ 1,8 milhão, previamente cobrado pela empresa BMB Construções Ltda., para R$ 3,4 milhões após a entrega do projeto executivo de autoria do engenheiro calculista José Pereira da Silva.
Na semana passada, a juíza de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública, Francimar Dias Araújo da Silva, determinou a interdição das Avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco, na parte inferior do vão dos viadutos, apontando riscos de desabamento da estrutura de concreto. Até a tarde de ontem, porém, as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, de Obras Públicas e Infraestrutura, além da Procuradoria Geral do Município, não haviam sido notificadas judicialmente.
“Ainda não recebemos o comunicado, não conhecemos o conteúdo da decisão judicial”, comentou o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira Neto. Mesmo assim, o secretário confirmou que está trabalhando para solucionar o imbróglio que envolve a recuperação do Canal do Baldo, além dos viadutos, antes do prazo de 30 dias concedido pela Justiça Estadual.
As obras relacionadas ao complexo viário do Baldo estão atrasadas há quase oito meses. Os projetos, que seriam inicialmente tocados pela BMB Construções Ltda., contratada pela Semopi ao custo de R$ 1,8 milhão, sofreram um primeiro reajuste e passaram ao valor de R$ 2,7 milhões, após o acréscimo de novas planilhas de itens a serem recuperados, incluindo a locação de equipamentos e a prestação de serviços.
Entretanto, se fez necessário desenvolver um novo projeto com cálculos mais precisos quanto ao grau de degradação da estrutura e apontamento da correta medida recuperativa da estrutura. Com isto, o valor saltou para R$ 3,4 milhões. “Não tenho como fazer um aditivo com esse valor”, confirmou Tomaz Pereira Neto. A saída, conforme explicou, será encerrar o atual contrato com a BMB Construções Ltda. e abrir um novo processo licitatório que, diante da necessidade do serviço, poderá ser emergencial.
Até que isto ocorra, porém, os atuais projetos executivos elaborados pelo engenheiro José Pereira da Silva serão avaliados por Hugo de Alcântara Mota, engenheiro responsável pelo projeto original dos viadutos e Canal do Baldo. “Todos os projetos executivos, laudos e planilhas de custo foram encaminhados na segunda-feira para Fortaleza”, disse Tomaz Neto.
Pelos próximos quinze dias, o engenheiro cearense se debruçará sobre os projetos. A Semopi irá aguardar a conclusão dos estudos de Hugo de Alcântara para definir como tocará as obras. “O que sabemos é que não haverá risco de desabamento dos viadutos. Isto foi comprovado nos laudos. Nos próximos dez dias, o engenheiro Hugo virá a Natal para avaliar a situação da estrutura do Canal do Baldo. Acredito que não haverá necessidade de interdição”, comentou o secretário.
Foto: Argemiro Lima (Novo Jornal)
Fonte: Novo Jornal

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