A escolha da empresa que será responsável pelas obras do complexo viário do “gancho de Igapó” ficou esta quinta-feira (6). O pregão eletrônico, onde as empresas apresentam as propostas de valores para a licitação, aconteceu durante toda essa sexta-feira (28) e foi suspenso às 18h por causa do encerramento do expediente. Segundo o superintendente do DNIT, Walter Fernandes, o projeto vai melhorar problemas de congestionamento e insegurança no trânsito, além de deixar o fluxo no sentido Igapó-Ceará Mirim direto, sem a presença de semáforos.
No total, quatro empresas apresentaram propostas de valores, que, segundo o portal de compras do Governo Federal, ficaram acima do orçamento estimado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Uma delas, a Eletronor Construções Ltda. – EPP acabou desclassificada do processo por não atender o chamado da Comissão de Licitação para negociar.
Continuam participando do pregão a Construtora Antônia Ltda. – ME, a Cisal Construções Ltda. e a Construtora A Gaspar S/A. No momento da suspensão do pregão, a Construtora Antônia Ltda. – ME realizava a negociação com a comissão, e havia baixado R$ 15.560.000 do valor inicial e estava oferecendo o serviço pelo preço de R$ 34.978.000.
A obra do complexo viário prevê a implantação de um túnel em formato “Y” interligando a Avenida das Fronteiras com a rodovia BR-101, sentido Natal, com a rodovia RN-160, sentido São Gonçalo do Amarante. Além disso, também está projetado um viaduto com 280 metros de comprimento ao longo da rodovia federal; a construção de um sistema de drenagem para captação e condução de águas pluviais e uma estação elevatória; além da urbanização com 150 postes de iluminação pública, sinalização, abrigos de ônibus e quadras esportivas. A empresa também tem que elaborar um projeto ambiental.
As obras no Gancho de Igapó são aguardadas há mais de uma década pela população da zona norte e motoristas que trafegam pela avenida Tomaz Landim. Em média, 75 mil veículos trafegam pelo local por dia. A previsão é que os desvios no tráfego sejam feitos por etapas, de acordo com o andamento das obras. Durante os trabalho será feito um acompanhamento para avaliar possíveis riscos, fluxo de trânsito e cronograma. Em julho de 2012, o DNIT estava prestes a anunciar a divulgação do edital de licitação e o projeto já previa o investimento de R$ 48,1 milhões.
Fonte: Tribuna do Norte