O Governo do Estado promete para a segunda quinzena de abril concluir a primeira etapa dos dois acessos viários ao aeroporto internacional Aluízio Alves, no município de São Gonçalo do Amarante, que começa operar no dia 15 do mesmo mês. Com isso, quem desembarcar no novo terminal aeroportuário, logo após a inauguração, provavelmente vai enfrentar uma pista inacabada.
Os acessos ao aeroporto fazem parte das 17 ações de infraestrutura projetadas para a Copa do Mundo. Nesta segunda reportagem sobre as obras do legado que o evento esportivo deixará para a Natal, faltando 99 dias para o primeiro jogo na cidade (México e Camarões), o NOVO JORNAL mostra o andamento dos serviços executados pelos governos estadual e federal.
Segundo o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), Demétrio Torres, as obras do acesso ao aeroporto foram divididas em duas etapas – norte e sul – a um custo de R$ 73 milhões. O lado norte alcançou esta semana 50% de execução. Com seis quilômetros de percurso, faz a ligação com a BR- 406, em Ceará Mirim. Segundo o DER, os serviços de pavimentação serão iniciados hoje. No lado sul, o trecho mais atrasado, a obra chegou a 10% de execução. A entrega desta etapa está prevista para maio, fazendo a conexão com a BR-304, no município de Macaíba.
Em 15 de abril, na data prevista para início dos voos do terminal aeroportuário, existe a possibilidade de que o acesso norte não esteja totalmente pavimentado, com trechos em terra batida. Mesmo assim, de acordo com o DER, a pista será liberada para uso. “Nosso cronograma continua. O contrato indica que as obras serão entregues na segunda quinzena de abril. Não temos como mudar isso”, afirma Demétrio Torres. Segundo ele, mesmo inacabado, a ligação com o aeroporto não será prejudicado. “Não será um problema, ninguém vai ficar sem chegar ao aeroporto”, ressalta.
As intervenções sofreram inúmeros atrasos em 2013. O lado sul parou nas ações legais de desapropriação de terras. O traçado corta diversas fazendas da região. Já o lado norte, em agosto, por conta da descoberta de uma área de três hectares de mata atlântica no meio do percurso, teve o trajeto modificado. “Agora não temos impedimentos legais. A obra segue de acordo com as nossas expectativas”, aponta Torres.
Apesar das incertezas relacionadas aos acessos, o Aeroporto Internacional Aluízio Alves alcançou esta semana 86% de conclusão. De acordo com o Consórcio Inframérica, o gestor do terminal aeroportuário, a arte estrutural já foi concluída. Os trabalhadores finalizam as instalações elétricas, hidráulicas, de automação e de maquinários, como escadas rolantes, elevadores e pontes de embarque.
A previsão é de que os primeiros desembarques ocorram em 15 de abril. Até junho, o Consórcio Inframérica terá investido R$ 410 milhões nos serviços de adequação do aeroporto. O terminal de passageiros terá 40 mil metros quadrados de área construída e vai receber 6,2 milhões de pessoas até dezembro. Os números representam o triplo da capacidade do atual aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim.
A pista de pouso e decolagem, inaugurada no fim do ano passado, terá três mil metros de extensão. Com os seus 60 metros de largura, a pista está preparada para receber a maior aeronave comercial do mundo, o A 380, com 560 toneladas. O terminal de estocagem e operações de importação e exportação, também entregue, terá processamento de 10 mil toneladas por ano.
Fonte: Novo Jornal