Trânsito nas imediações da Arena das Dunas será modificado nesta terça-feira

Uma semana após o ápice caótico na avenida Senador Salgado Filho, por ocasião da supressão de faixa na BR-101 no trecho sob o arco do  complexo viário Quarto Centenário, mais um afunilamento na área acontecerá nestes próximos dias. A rua Morais Navarro, que serve para desvio da demanda de trânsito da Av. Lima e Silva, terá duas das três faixas suprimidas, a partir da terça-feira, 11.
Segundo Walter Pedro, secretário de trânsito Municipal de Mobilidade (Semob), o trecho com cerca de 200 metros será utilizado para construção de uma das passarelas que atenderão ao complexo de mobilidade urbana, obras de reestruturação que fazem parte do Complexo Viário de Natal. O equipamento fará ligação, para os pedestres, da Av. Lima e Silva à marginal da BR-101, em direção  ao estádio. O serviço será executado por 60 dias.
Será bloqueada as duas faixas na altura da Av. Lima e Silva até a rua Padre João Damasceno. A rua Morais Navarro, segundo estima o secretário, recebe cerca de 20 mil carros e 1000 viagens de ônibus, diariamente. Apesar da notória quantidade de caminhões percorrendo a via, não há contabilização do quantitativo.
O estreitamento na via, que deixará livre apenas uma faixa, demandou uma alternativa de desvio com mudanças drásticas. Será bloqueado o acesso à av. Lima e Silva no sentido do bairro de Nova Descoberta à Lagoa Nova.
A marginal que interligava a av. Salgado Filho à av. Lima e Silva terá o sentido invertido. O motorista vindo do viaduto poderá seguir em contra-fluxo na av. Salgado Filho, até a rua Padre João Damasceno onde retorna à Morais Navarro. A rua João Damasceno se encontra em calçamento e não há previsão de asfalto para ela.
A faixa única da Morais Navarro será prioritária para os transportes coletivos, orientados a seguir pela esquerda em sistema meio exclusivo. Já os caminhões serão proibidos de transitar na área. Para aviso, serão dispostos cones, fitas, placas de sinalização e cerca de 45 agentes de mobilidade que já atuam na área, localizados nos cruzamentos com as avenidas Prudente de Moares, Romualdo Galvão e Salgado Filho, regulando o fluxo de quase 100 mil carros nessa região ao entorno da Arena das Dunas, vão orientar motoristas.
A parada de ônibus hoje próxima a passarela da av. Salgado Filho deverá ser deslocada para a calçada em frente ao prédio do Departamento de Estradas de Rodagem, uma diferença média de 50 metros de distância.
Vale ressaltar que o bloqueio de uma das faixas da BR-101, num trecho com cerca de 100 metros, continuará até o final das obras, previsto para o final de maio. Atualmente, o consórcio Queiroz Galvão-Ferreira, responsável pelo serviço, atua na demolição do canteiro centrar da via federal a fim de abrir uma faixa a mais para trânsito. Quando pronta, essa faixa será liberada e as outras duas da direita serão bloqueadas para a construção de um dos viadutos da obra.
Na data de início deste serviço,  no dia 24 de fevereiro, a cidade enfrentou um congestionamento de mais de 50 km. Uma demonstração de fragilidade da fluidez fluxo de carros diante da intervenções sem planejamento prévio. Segundo Walter Pedro, secretario da Semob, o acontecimento foi causado por uma falha de comunicação. A empresa responsável pela obra comunicou a data de intervenção apenas à Polícia Rodoviária Federal e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), impossibilitando o aviso prévio à população.
Para evitar novas surpresas, ficou acertado uma reunião semanal entre os três órgãos – PRF, Dnit e Semob – para comunicação das intervenções e necessidade de demais ajustes. Os encontros acontecem todas as quarta-feiras à tarde.
Fonte e imagens: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo