O incêndio do ônibus da empresa Santa Maria, a agressão contra o secretário adjunto de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Clodoaldo Trindade e a possível ameaça feita à Secretária da Semob, Elequicina dos Santos, serão investigados conjuntamente. A linha de investigação foi confirmada ontem pelo delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil, na Cidade Alta, Márcio Lemos.
O delegado aponta que os três atos podem estar correlacionados com base no depoimento de um adolescente de 15 anos, apreendido na manhã do dia 14 e apontado como autor do incêndio. Ele confessou ter ateado fogo no ônibus a mando de um homem não identificado. Segundo o delegado, quinta-feira à noite, por volta da 19h, uma pessoa em um carro ofereceu a quantia de R$ 50 para que o adolescente incendiasse “qualquer ônibus” que estava no terminal das Rocas.
O adolescente relatou à Polícia Civil que a mesma pessoa que encomendou o crime orientou que ele fosse buscar a gasolina, combustível utilizado para realizar a ação, que estava escondida em um terreno baldio próximo ao local do incêndio. “Inicialmente, o menor afirmou que cometeu o ato pois estava drogado, mas posteriormente confessou que o atentado foi encomendado e disse que agiu com mais duas pessoas, não identificadas até agora”, acrescentou Judas Tadeu, chefe de investigação da 2ª DP que comandou a equipe que apreendeu o menor.
O ônibus da empresa Santa Maria foi incendiado no início da noite de quinta-feira (13) na avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira. O veículo da linha 56 (Ponta Negra – Rocas) estava estacionado próximo à Junta do Exército, esperando o horário de saída para mais uma viagem. Não houve feridos, mas a estrutura do veículo foi completamente destruída.
O garoto foi apreendido no pátio da Igreja São Jorge, no bairro das Rocas, Zona Leste de Natal. Mesmo bairro em que reside. Segundo a família, o adolescente saiu na quarta-feira (12) e não voltou para casa. A mãe, que não quis ser identificada, afirma que foi informada sobre o filho por telefone. “Eu nunca tive conhecimento de que o meu filho fosse envolvido com nada, fiquei muito surpresa”, disse a mãe.
Conexões: O delegado Márcio Lemos informou que o adolescente não seria solto no mesmo dia da apreensão, pois ação se configura como crime de repercussão social e grave infração. Ele será encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAD) até segunda ordem. Márcio Lemos disse ainda que o menor, ao confessar o crime, forneceu alguns detalhes sobre o homem que teria encomendado o incêndio do ônibus.
Esses detalhes coincidem com os dados da descrição feita pelo secretário adjunto da Semob, Clodoaldo Trintade, vítima de uma agressão na quinta-feira, minutos antes do incêndio. “O veículo da pessoa que agrediu o secretário tem as mesmas características do carro da pessoa que ofereceu dinheiro para que o menor ateasse fogo no ônibus. Cor e modelo são iguais” disse Márcio Lemos.
O secretário adjunto de mobilidade de Natal, Clodoaldo Trindade, foi agredido no início da noite de quinta-feira, no momento em que saía da Semob, na Ribeira. A agressão ocorreu por volta das 18h30. O secretário levou um soco no rosto que atingiu o olho e o nariz. Com o golpe, o nariz do secretário foi quebrado. Após atendimento num hospital particular, Clodoaldo foi à delegacia de plantão Zona Sul prestar depoimento.
Fonte: Tribuna do Norte