O Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn) vai entrar com ação contra a Prefeitura de Natal. De acordo com o presidente da entidade, José Pedro Neto, a ação é mais uma forma de pressionar a implantação da bilhetagem eletrônica em Natal. “Estamos movendo um processo contra o prefeito Carlos Eduardo (PDT) e nos próximos dias devemos entrar na Justiça. É uma ação de cumprimento por obrigatoriedade que pode resultar em improbidade administrativa para o prefeito”, apontou Pedro Neto.
Os permissionários serão representados juridicamente pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN. Ainda não há uma data específica para que eles entrem com o pedido. O coordenador geral do DCE, Gabriel Medeiros, confirmou a participação do diretório. “Nós estamos apoiando a luta do Sitoparn no que pudermos. Estamos dando um apoio jurídico a eles”, disse o coordenador do DCE.
Durante a semana, os permissionários realizaram mais um ato de protesto. Desta vez, sete vans interditaram a rua Bela Vista, no trevo entre Nova Natal e Cidade Praia. Eles protestavam, mais uma vez, contra a suposta invasão de alternativos terceirizados, pertencentes à Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Natal (TransCoop), nas rotas pertencentes aos permissionários. As vans que normalmente rodam no conjunto Nordelândia, na Zona Norte, teriam invadido a linha de Nova Natal, pertencente aos permissionários.
O protesto aconteceu durante parte da manhã, com promessa de fechamento das pontes Newton Navarro e Igapó, mas o protesto logo dispersou. A Polícia Militar também este presente, mas não houve confronto. Por volta das 10h, os carros foram dispersados, uma vez que houve acordo entre o sindicato e a cooperativa. Os permissionários permanecem de sobreaviso para novas manifestações.
De acordo com o coordenador de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Rogério Leite, a secretaria não aprovou mudança de rota para os transportes cooperados. A Semob tem feito vistorias na área, de acordo com a solicitação do sindicato, mas não identificou irregularidade. “O problema é que nós temos várias demandas. Não podemos fiscalizar um lugar só”, justificou Leite.
No dia 02, os permissionários vinculados ao Sitoparn cancelaram o protesto que estava marcado para as 17h daquele dia. Segundo o presidente do Sindicato, José Pedro Neto; o motivo da desistência se deve a retirada retirada de veículos à Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Natal (Transcoop) da linha de Nordelândia, na Zona Norte. “Já que os ônibus já foram retirados, não há necessidade de um novo ato”, disse José Pedro Neto.
Fonte: Tribuna do Norte