São Gonçalo: Rosalba garante conclusão de acessos ao aeroporto até fim de maio

A governadora Rosalba Ciarlini visitou na semana passada as obras dos acessos do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Na oportunidade, a chefe do Executivo Estadual informou que a obra estará totalmente concluída até 30 de maio e que o acesso Norte já estará trafegável até o fim do mês de abril. Caso o início das operações dos voos comerciais tivesse sido mantido para 15 de abril, data confirmada pelo consórcio Inframérica para a entrega do aeroporto, chegar ao local só seria possível em meio às máquinas e à lama que ainda ocupa trecho de 1 km do acesso Norte.
No encontro com a BR-406 e o acesso Norte, um viaduto está sendo erguido para conectar a rodovia federal à estrada que leva ao aeroporto. “No dia 30 de maio, as obras dos acessos estarão totalmente concluídas, embora agora, já no final de abril, elas já possam ser utilizadas porque o asfalto já está chegando aqui à BR [406], a mais ou menos 1km”, informou a governadora. “Além disso, nós também temos um outro acesso, aquele que sai do aeroporto por São Gonçalo, uma RN que também está sendo asfaltada e cria mais uma opção. Serão três opções para chegar ao aeroporto”, disse Rosalba Ciarlini.
O Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves será acessível ao Norte por um trecho de aproximadamente 11 km que também contempla a duplicação da BR-406. O trecho da duplicação recebeu uma camada branca, que serve de base para a implantação do asfalto. Contando com o viaduto, o acesso Norte está 55% a 60% concluído, conforme explicou o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do RN (DER/RN), Demétrio Torres.
“Se em 10 de maio o aeroporto estiver funcionando, nós vamos dar tráfego ao aeroporto pelo Norte”, afirmou Demétrio Torres. O dia 10 de maio foi estabelecido como data limite pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para início das operações das companhias aéreas.
Chuvas: Ao lado do viaduto que está sendo erguido na BR-406, uma poça da água revela uma das preocupações da obra: as chuvas. Demétrio Torres admite que “será preciso de uma ajudinha de São Pedro” para concluir a obra até o prazo estipulado, mas acredita que as precipitações não serão motivo para atrasos. “Se chover todo o dia, o que nunca ocorre em Natal, aí realmente vai atrapalhar”, disse.
Uma rotatória reúne o acesso Norte a outros três caminhos, um que leva ao acesso sul, com 17 km, ligando o aeroporto à BR-304 e de lá a Macaíba, e outro que leva a São Gonçalo do Amarante, com mais 2,4km, que será ligado a RN-160.
“O acesso sul está menor, mas esse, desde o início, ficou acertado que nós iriamos dar tráfego no final de maio. Está dentro do cronograma”, informou Demétrio Torres. O diretor -presidente do DER não respondeu qual o percentual de andamento deste trecho. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu ainda que o trecho sul será entregue até maio “em condições de tráfego”.
O trecho Sul envolvia ainda obras na BR-304, que conectaria o aeroporto a Macaíba. “O DNIT é quem vai trabalhar na BR-304. Essa parte é que não deverá ficar pronta porque ainda não foi iniciada”, afirmou.
De acordo com Demétrio Torres, até o fim do mês de abril a ligação com São Gonçalo do Amarante deverá ser concluída. “É um trecho curto”, disse.
Foto: Rayane Mainara (Tribuna do Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo