A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) juntamente com sua representação no RN, a Feparn denunciou que ônibus equipados para atender mulheres vítimas de violência estão paralisados no pátio da Escola de Governo no Centro Administrativo por falta de emplacamento. As unidades móveis foram entregues à Governadora Rosalba Ciarlini, em solenidade que contou com a presença da ministra Eleonora Menicucci, titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, em novembro de 2013.
De acordo com Silvana Fernandes, assessora da Feparn, os ônibus estão parados desde então. Segundo ela, os veículos são equipados com mesa, computadores e pontos de atendimento para acompanhamento social e legal em casos de mulheres vítima de violência. O projeto é itinerante e visita áreas rurais do estado, como comunidades agrícolas e assentamentos.
Outra preocupação da confederação é quanto à verba destinada para manutenção dos equipamentos que serão enviadas em um período de dois anos, porém para que esse dinheiro chegue é preciso que o projeto esteja em funcionamento. “Sem as unidades móveis ficamos impossibilitados de tocar o projeto. É preciso que o governo providencie o quanto antes essa documentação para que esses veículos sejam emplacados”, disse.
No último dia 10, representantes locais e nacionais da confederação farão uma caminhada até o Centro Administrativo para tentar uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. Na ocasião, o grupo fez um ato no local onde os veículos estão estacionados há exatos cinco meses.
Na ocasião em que os veículos foram entregues, Eleonara Menicucci lembrou que a entrega das unidades móveis foi uma promessa da presidente Dilma Rousseff no ano de 2011, como parte do Programa “Mulher, Viver sem Violência” e desde então o Governo Federal vinha trabalhando na implantação do programa. “Esses veículos vão atuar nos limites do País e nas áreas rurais. Precisamos do apoio dos estados, municípios, sindicatos e associações, enfim, de todos os segmentos”, disse ela na ocasião.
Ela ressaltou que o Governo Federal está investindo R$ 305 milhões no programa “Mulher, Viver sem Violência”, sendo R$ 116 milhões desse valor revertido à Casa da Mulher Brasileira. “Vim pessoalmente dizer a governadora [Rosalba Ciarlini] que o Governo Federal custeará os dois primeiros anos”.
A reportagem do portalnoar.com entrou em contato com a Secretaria de Segurança, mas até a publicação desta matéria o responsável pelo setor não atendeu as ligações.
Fonte e foto: Portal No Ar