Não é de hoje que os Transportes Interbairros de Parnamirim são motivos de denúncias por parte dos passageiros que usam os carros quase que diariamente. São muitas as reclamações: superlotação, excesso de velocidade, não param nos pontos certos e carros velhos e sem manutenção.
Desta vez, um usuário que preferiu não se identificar fez uma outra denúncia, que para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Parnamirim (SETRA) é considerada mais grave: a falta de respeito do cobrador para com um passageiro.
O usuário conta que na terça-feira, dia 8 de abril pegou o interbairros linha 5, na avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, por volta de 16h45. O alternativo passou na sua parada lotado. Mas, a cada ponto que o carro parava, o cobrador insistia em colocar mais passageiros. Foi então que o usuário reclamou. “Eu falei porque a van tava muito cheia e podia provocar um acidente”, disse o usuário.
O denunciante contou a reportagem do Jornal Metropolitano que ao falar com o cobrador e reclamar da quantidade de pessoas no transporte alternativo, simplesmente o cobrador respondeu que é acostumado levar muito mais gente. Foi quando o usuário respondeu: “Você sabe que não pode fazer isso, que os carros tem um limite X de passageiros”. O cobrador de repente respondeu: “Mas, não tem fiscalização”.
No dia seguinte, o usuário procurou a reportagem do Jornal Metropolitano e fez a denúncia porque, segundo ele, o cobrador agiu de má fé. Nossa reportagem ouviu também a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Parnamirim para saber que providências seriam tomadas com relação a atitude do cobrador.
Inicialmente, a reportagem do JM falou com o titular da pasta, João Clementino Gonçalves Filho que garantiu que iria tomar as providências cabíveis, porque coisas desse tipo não podem acontecer. Passados dois dias, o coordenador de transporte e engenharia da Setra, Ricardo Borges telefonou para a reportagem dizendo que o órgão já estava ciente do acontecido e que puniu o cobrador por três dias.
A equipe de fiscalização e coordenação da Setra, composta por Ricardo Borges e João Maria Marques disse que a punição ocorreu para que o cobrador tome conhecimento que a sua postura não foi correta e para que ele não cometa novamente o mesmo erro. “Essa punição é apenas uma maneira para ele aprender a trabalhar. O erro dele foi ter falado o que falou. Se ele tivesse ficado calado, nada disso teria acontecido”, disse Ricardo Borges.
O coordenador adiantou que, os transportes interbairros são fiscalizados, porém, é praticamente impossível fiscalizar todos os carros a “olho nu”. “Mas, diante do que aconteceu vamos aumentar nossa fiscalização”, disse.
Fonte e foto: Jornal Metropolitano
Deve ter sido o mesmo cobrador da linha 5 que vive fazendo piadinhas e falando besteiras do tipo ofensivas, sem falar da falta de respeito que tem para com os passageiros. como por exemplo ficou uma vez se esfregando num colega meu, sendo algo altamente constrangedor.
Deve ser o mesmo cobrador que assedia meninas e mulheres jovens. Um safado que acha que não tem ngm por elas. Quero ter a sorte de encontrar ele numa viagem. :@
A linha 1 acredito que é a campeã em desrespeito ao usuário, não passa no trajeto correto, está sempre entrando em ruas diferente do seu trajeto, para competir com outras linhas em busca de passageiros, dessa forma “errada” não passa em alguns pontos nos quais tem passageiros que acabam migrando para trampolim por falta de opção. Os carros da linha 1 não são limpos, um certo dia quando cheguei no trabalho a minha camisa estava suja, e acredite! era sujo da cadeira do alternativo. Sem contar que manutenção nos carros não existe, tem deles que não deveria estar na ativa, pois já deveria ser sucata.
Cobrador da linha 1 não aceitou a carteira de estudante da unp ,alegando que a instituição fica em Natal,isso de fato procedi?ou foi abuso do cobrador pois olhei na Net e vir que só nova Parnamirim não aceita por está com comconbinado com as leis e ART. De Natal.
Sem condições, uma vergonha um município de Parnamirim. Passar mais de uma hora esperando alternativo linha 3. É lamentável.
Como fasso pra denunciar um cobrador da linha 4 linha 406? Alguém sabe como por favor..
Ligar no telefone 156
Bom Dia !
Gostaria de saber por onde devo me deportar para uma denuncia , reclamação enfim?
O transporte que faz a linha 3 , hoje pelo destino resolvi pegar , porém o motorista completamente inresponsavél , Ao atravessar a linha do trem não respeitou parando para que desse passagem para o trem passar , O trem buzinando e ele passou em alta velocidade se aquela van estanca , da o prego enfim , Muito grave fora o que vem lotado as pessoas penduradas na porta , tá faltando aí uma fiscalização , Por gentileza informa qual seria o local , telefone correto para que eu possa resolver esta situação não deixar aquelas pessoas trabalhadores correr tanto risco .
Atenciosamente !
Daliana
Mesmo com tantas denúncias e reclamacoes o transporte alternativo continua no descaso para população só irão resolver após ocorrer uma trajedia.
A linha IFRN1 que faz Bairrro Emaus para o centro de Parnamirim jesus hoje nesta data 92/05/2024 o alternativo todo socateado bancos arrebentados porta emsndada que situacao horrivel quando que ano irao resolver deixo minha insatisfacao estoy na cidade a 2 meses e nunca bi em outro lugar tanto desleixo com a pipulacao que paga para usar.