Começou nesta quinta-feira (1º) a fiscalização para controlar o acesso à praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco. Neste primeiro dia, até as 11h, 20 veículos, entre ônibus de turismo, micro-ônibus e vans, foram impedidos de chegar à praia, por não apresentarem autorização da prefeitura da cidade.
A partir de agora, aos domingos e em feriados nacionais, esses veículos só poderão chegar a Porto de Galinhas com essa autorização. Os veículos que tiverem acesso permitido terão um estacionamento à disposição, na Estrada de Maracaípe. Com a nova medida, caminhões, carretas e caçambas estão proibidos de circular no balneário.
Para liberar os veículos turísticos, os interessados devem ligar para o número (81) 3552.1480, de segunda a sexta, das 8h às 16h, para solicitar à Secretaria de Turismo e Cultura de Ipojuca uma autorização. O pedido será analisado e em 24 horas a empresa deve receber a resposta. Caso seja aceito, o interessado irá receber um documento válido para o feriado ou domingo desejado. Para cada data, serão disponibilizadas 16 autorizações.
São dois pontos de bloqueio: um na estrada de Serrambi que dá acesso a Porto, perto da Companhia do Lazer, e outro no distrito de Nossa Senhora do Ó, na PE-09, em frente ao Hospital Carozita Brito. Trinta fiscais controlam a passagem de veículos nessas vias.
“Transportes que vão para hotéis e pousadas, por exemplo, poderão passar sem problemas, mas se alguém disser que vai para um hotel apenas para burlar o bloqueio e ir para praia, teremos agentes fiscalizando e a pessoa pode levar uma multa, além de ter o seu veículo guinchado”, informou o secretário de Turismo e Cultura de Ipojuca, Rui Xavier.
Fonte: G1