Liberação de trânsito no entorno do Baldo depende de garantias da Prefeitura, diz MP

O Ministério Público e Prefeitura do Natal esperam definir a liberação das vias que cruzam o viaduto do Baldo até a sexta-feira (2). A promotora do Meio Ambiente, Rossana Sudário, disse que será favorável à liberação desde que ocorra o compromisso da Prefeitura para que as obras definitivas transcorram dentro de um cronograma a ser estabelecido.
Desde a interdição das vias que passam sob o viaduto, que ocorreu no dia 23, a Prefeitura do Natal iniciou um trabalho para o escoramento da estrutura do canal do Baldo, com pontos espaçados em 2,5m por todo os 76,5 metros de comprimento do canal. A expectativa é que o trabalho seja finalizado até a sexta-feira e, posteriormente, ocorra um encontro para que a liberação seja discutida.
De acordo com Rossana Sudário, o objetivo do Ministério Público é chegar a um acordo para que as vias sejam liberadas, mas com garantias de que os serviços paliativos não sejam justificativas para morosidade na execução de ações definitivas com relação ao canal e viaduto.
“Sou uma das maiores prejudicadas com a interdição porque moro na região, assim como vários familiares. Assim como todos, o Ministério Público quer a liberação da via, mas com responsabilidade. Precisamos de garantias para que as obras prossigam. O provisório não pode se tornar definitivo”, ponderou a promotora Rossana Sudário.
A promotora, que entraria de férias no dia 1º, solicitou o adiamento do início das férias para que ocorra ela possa participar da discussão sobre a liberação do fluxo. Segundo ela, o laudo do engenheiro José Pereira da Silva sobre o viaduto disse que o escoramento impediria possível desabamento da estrutura, mas é preciso que a Prefeitura exponha como vai dar continuidade à recuperação do viaduto e canal.
“O objetivo é que tenhamos um entendimento até a sexta-feira, com garantias de que os serviços, que cobramos desde 2012, sejam realizados”, disse a promotora.
O procurador geral do Município, Carlos Castim, confirmou que a PGM está discutindo sobre a liberação da via. Os contatos estão sendo realizados pela procuradora Cássia Bulhões. Já o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, disse que o escoramento em toda a extensão da laje do canal, tanto por baixo, na área da avenida Deodoro da Fonseca, quanto da avenida Rio Branco, será finalizado até sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo