Os moradores do conjunto habitacional Alto da Pelonha, localizado na zona Leste de Mossoró, agora não contam mais com o serviço de transporte público coletivo. A empresa Sideral, responsável pelo único veículo que realizava o trajeto na região, decidiu suspender temporariamente o tráfego no local devido à falta de infraestrutura na rua João Firmino, que dá acesso ao conjunto.
De acordo com o gerente da Sideral em Mossoró, Célio Carvalho, a medida foi adotada após ônibus da empresa serem danificados ao circular na região: “A rua está intransitável, e o problema não é novo. Por isso, optamos por suspender a extensão da linha, pois os nossos veículos estavam quebrando. Comunicamos o fato à Prefeitura Municipal de Mossoró, que se comprometeu a solucionar o problema. Essa é única rua onde circulamos que não tem sequer pavimentação”, destaca.
Ainda segundo Célio Carvalho, logo que o município pavimentar e/ou asfaltar a rua, o ônibus voltará a fazer o trajeto na rua João Firmino. “A suspensão é temporária, basta somente que os serviços sejam feitos na via que iremos retomar o trajeto, esperamos que o mais rápido possível”, frisa o gerente.
Para os moradores do Alto da Pelonha, a decisão da Sideral dificultará ainda mais o deslocamento para outras regiões da cidade. “Olhe, já era difícil passar ônibus antes, imagine agora. Estamos abandonados, falta transporte coletivo, falta tudo”, afirma a dona de casa Edna Maria.
Opinião semelhante tem a dona de casa Milene Morgana: “Temos que andar longos percursos a pé para chegar a locais como o posto de saúde, por exemplo. Tem gente que precisa levar suas feiras na cabeça até em casa porque não tem ônibus até o conjunto. É uma situação triste para a gente”, lamenta.
Em contato com a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense, o titular da Subsecretaria de Desenvolvimento Territorial do município, José Couto, explicou que todas as ruas que contemplam corredores de ônibus na cidade estão sendo asfaltadas. No total, 95 vias estão incluídas no serviço, que será realizado ao longo de 18 meses.
“Não posso afirmar quando cada rua será asfaltada, pois são quatro empresas trabalhando simultaneamente. O que posso dizer que todas as ruas que são corredores de ônibus fazem parte desse serviço, então se a João Firmino, no Alto da Pelonha, é corredor, com certeza está incluída nesse processo”, conclui José Couto.
Fonte: O Mossoroense
é verdade o acesso ao conjunto está muito ruim e de dificio acesso, o que prejudica centenas de pessoas.