Garagem.com: Cavalinho, Cavalinho

Quem já andou pelo Rio Grande do Norte certamente já ouviu falar na famosa Banda Grafith. Popular por suas músicas “diferentes” a banda sempre está presente em alguma roda de som entre os bares e espetinhos de Natal. Mas por que estou falando dela aqui?

Porque há uma música dela cujo título parece ter surgido após o compositor ter dado umas voltas numa configuração de ônibus que roda por aqui: o ônibus, Caio Foz Super II Mercedes-Benz OF-1418; a música, Cavalinho. Ao todo, temos cinco cavalinhos desses rodando na Grande Natal.

Sempre critiquei a aspereza do chassi OF-1418, e sob a diminuta carroceria Foz Super, o cavalinho pula pra caramba! Não há um santo que viaje bem sentado nos arredores do eixo traseiro. Maldito acerto de suspensão da Mercedes.

Por sorte o motor do 1418 não é muito potente, e aliado à transmissão de 6 velocidades da própria Mercedes-Benz, o cavalinho vira pônei, poupando a coluna dos passageiros que viajam na traseira ou próximo a ela. Se nossas vias ajudassem, seria ainda melhor.

Dizem que a suspensão do OF-1519, substituto do OF-1418, é mais macia, mas, ainda não tive a oportunidade de cavalgar, digo, experimentar este chassi. Espero que de fato o seja, pois, os empresários gostam dos chassis médios da montadora alemã, e certamente eles aparecerão em abundância em muitas cidades.

Enquanto o Brasil não assume uma postura séria quanto ao transporte público, os passageiros vão cavalgando pelas cidades nesses tipos de ônibus, que julgo inadequados para um transporte de excelência. Uma pena.

Por Rossano Varela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo