O gerente administrativo do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn), Sidney Norinho, prestou depoimento na Câmara Municipal de Natal para a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Bilhetagem Única, que investiga a não implantação da bilhetagem eletrônica unificada nos transportes públicos da cidade.
O executivo, acompanhado do advogado Wlademir Capistrano e do diretor do Sindicato Augusto Maranhão Filho, foi bastante econômico na maioria das respostas. Ele não se ateve a detalhes perante os questionamentos feitos pelo presidente da Comissão, vereador Hugo Manso (PT), e pelo relator, vereador George Camara (PC do B).
Norinho confirmou que existem 41 alternativos integrantes da Cooperativa dos Transportes Opcionais (Transcoop) que já operam com a bilhetagem unificada, rebatendo a informação do Sindicato dos Transportes Alternativos (Siroparn) de que o sistema não foi executado por “manobras” do Seturn. “A questão é que o Sitoparn não adquiriu à tecnologia necessária para a implantação do sistema”, argumentou.
Ele acrescentou que a entidade gastou mais de R$ 30 milhões com a bilhetagem eletrônica desde que sistema foi criado em 2005.
Desde o inicio dos trabalhos da CEI, tem chamado a atenção a baixa participação de vereadores nas oitivas da comissão. O tema se mostrou polêmico com vários requerimentos, reuniões e acordos, porém para os depoimentos, os parlamentares não têm marcado presença. No início do depoimento de hoje, estavam presentes somente o presidente e o relator.
Fonte: Portal No Ar