Mobilidade: Obras valem os transtornos

Das dez obras de mobilidade que estão sendo tocadas pelo Município, apenas seis vão ficar prontas até os primeiros jogos. Outras quatro obras estavam a cargo do Estado, mas só duas serão entregues a tempo do Mundial. Somente no entorno da Arena das Dunas, quatro obras não ficarão prontas: o viaduto que margeia a BR-101, o binário da Capitão Mor Gouveia com a Jerônimo Câmara, a macrodrenagem da Arena e o calçamento das principais vias dos bairros adjacentes.
A um custo de R$ 111 milhões, o lote um previa a construção do binário da Jerônimo Câmara com a Mor Gouveia. A obra só deve ser entregue em meados de setembro, uma vez que a conclusão da Jerônimo Câmara depende da finalização da obra de macrodrenagem do Arena das Dunas. O túnel construído no início da via será entregue, mas não estará em funcionamento. A obra de macrodrenagem, por sua vez, sofreu diversos atrasos devido às chuvas e só deve ficar pronta 60 dias pós-Copa.
Já o  Complexo Viário do Arena (lote dois), terá apenas seis obras concluídas. A primeira entregue foi o túnel da Romualdo Galvão com a Lima e Silva, em 25 de maio. Ontem, foram finalizados os túneis da Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, Lima e Silva, o viaduto estaiado da Prudente de Morais e as passarelas da Morais Navarro e da Prudente. O túnel da Raimundo Chaves será entregue no próximo dia 6. Todas, porém, ainda precisarão ser sinalizadas, e entram em funcionamento apenas em 10 de – três dias antes do mundial.
O túnel que margeia a BR-101, porém, enfrentou atrasos no licenciamento e não será entregue. A obra será cercada por tapumes e só será liberada para o tráfego ao final de julho.
Todas essas obras estão localizadas no entorno da Arena das Dunas, localizada no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal. A quantidade de projetos na região, para Paulo de Tarso, explica o porquê dos moradores daquele local serem mais otimistas. De acordo com a pesquisa, no grupo de 40,47% da população que acredita em melhorias em Natal, 52,63% moram na zona Sul. “São aqueles que presenciam as mudanças. Por isso há essa aprovação”, conta.
A pesquisa aponta também que 64% dos pesquisados consideram que as obras de mobilidade no entorno da Arena das Dunas valem os transtornos que estão causando à população da cidade. 28,47% pensam o contrário e 7,53% não souberam responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo