A fábrica de miniônibus Volare que a empresa Marcopolo está construindo em São Mateus (ES) deve produzir as primeiras unidades em outubro deste ano, disse nesta quinta-feira o presidente-executivo da companhia, José Rubens de la Rosa. Já em meados do ano que vem entrará em linha um novo modelo do veículo, com cinco toneladas de peso bruto total (PBT), menor do que os produzidos atualmente, com chassi fabricado pela própria empresa na nova planta.
“Estamos investindo algumas dezenas de milhões de reais desde o início de 2013 para o desenvolvimento de chassis próprios porque este modelo não existe no mercado”, disse De la Rosa. Os modelos atuais do Volare, utilizado para transporte urbano, escolar e fretamento, variam de 6 a 10,5 toneladas de PBT. A nova unidade receberá investimentos de R$ 35 milhões.
Conforme o executivo, a expectativa é que no futuro o mercado absorva 3 mil unidades por ano do Volare de cinco toneladas, que é similar a um “ônibus pequeno e mais robusto” do que as vans em circulação nas ruas das grandes cidades. O primeiro modelo fabricado em São Mateus será um veículo de nove toneladas de PBT, montado sobre chassis fornecidos pela Mercedes Benz.
A nova fábrica entrará em operação com capacidade para produzir mil unidades por ano. Em meados de 2015, ela poderá chegar a 3 mil veículos por ano e a meta, no futuro, é alcançar 5 mil unidades anuais.
Fonte: Blog do Caminhoneiro