O coordenador jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn), Augusto Costa Maranhão Vale, apontou a ocorrência de 500 assaltos dentro de ônibus que circulam em Natal. “Até junho ocorreram 408 assaltos em Natal; no mês seguinte foram 92 e agora falta fechar agosto”, afirmou o consultor.
Os números oficiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) aponta que na Grande Natal foram registrados 363 assaltos a ônibus entre o início de janeiro e o dia 17 de agosto, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados sete casos a menos. Em 2013, foram 356.
Deste total, 24 foram registrados em Parnamirim, onde o “arrastão” no ônibus da linha São José de Mipibu/Natal terminou na a morte do motorista do ônibus Francisco Izaac de Faria, 37, na última sexta-feira. “Não podemos aceitar que uma pessoa tire a vida de outra para roubar. Isso é um absurdo. A população tem que parar pra pensar nisso aí”, assinalou o Secretário de Segurança do RN, Gen. Eliéser Girão, que dividiu responsabilidade do combate aos assaltos a ônibus com outros órgãos. “Não somos os únicos atores para que isso seja reduzido”, disse.
Já na capital, enquanto no ano passado foram contabilizados 284 assaltos, entre janeiro de 2014 e o último domingo a Sesed contabilizou 308 assaltos. No mesmo comparativo, o número de pessoas detidas ou conduzidas à delegacia por assaltar ônibus foi de 34 para 28. O secretário Eliéser Girão Filho disse que “os números são de denúncias encaminhadas ao Ciosp” pelos próprios motoristas, cobradores e usuários. Para Augusto Vale não “não existe conflito” o que há é uma grande subnotificação.
Augusto Vale afirmou ainda que “nem tudo que ocorre é notificado por questão operacional”, inclusive para não causar transtornos aos motoristas, cobradores e usuários do sistema de transporte coletivo, pois, na maioria das vezes, é necessário passar duas ou três horas para registrar um Boletim de Ocorrência numa delegacia de bairro ou de plantão.
Com informações: Tribuna do Norte e Novo Jornal