A Prefeitura do Natal publicou no último dia 29 de agosto, no Diário Oficial do Município, a lei que trata sobre a reforma administrativa. Na nova norma, produzida pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal do Natal, as siglas de seis secretarias são alteradas, três pastas são extintas e aproximadamente 140 cargos deixam de existir. Ainda não há, no entanto, a confirmação sobre qual o real valor da economia que a reforma trará aos cofres públicos. Pela publicação, a nova norma só entrará em vigor em outubro.
Discutida e votada na Câmara Municipal, a reforma administrativa revoga parte do que foi modificado durante a gestão da ex-prefeita Micarla de Sousa.
Dentre as alterações implantadas, além da extinção das seis pastas, a Prefeitura do Natal também retornou às antigas siglas de seis secretarias. Uma delas é a SEMOB, Secretaria de Mobilidade Urbana, que volta a se chamar STTU (Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano).
De acordo com o secretário adjunto de Administração Geral do Município, Matheus Duarte, a redução total no número de cargos será de aproximadamente 140, não havendo a definição ainda devido a pendências na liquidação da Alimentar. Quanto à economia do Município, a Prefeitura deixaria de gastar R$ 9,5 milhões por ano, mas também não há uma confirmação.
“Com o aumento aprovado para os cargos comissionados, temos que esperar a nomeação de todos porque haverá servidores efetivos que assumirão cargos comissionados, mas não sabemos se optarão pelos salários que já têm ou o referente à função. Em breve teremos esses dados”, explicou Duarte.
Com informações: Tribuna do Norte