Uma delas é como nós acabamos por nos acostumar e até enjoar de determinados objetos, como um celular ou um carro. No começo dos anos 2000, por exemplo, era normal passar pelo menos uns dois anos com um mesmo aparelho celular. E mais lá atrás, pelos idos dos anos 80, absolutamente fácil conviver por alguns bons anos com um mesmo carro.
Hoje, bem, comprei um smartphone no mês passado e já olho para ele com olhar de despedida. E assim é com móveis, computadores, relógios, enfim, o negócio é sempre manter-se atualizado. Coisas da sociedade moderna. E parece que esse espírito andou contagiando algumas montadoras, como a Caio, que anunciou um novo Apache nos últimos dias.
Trata-se do Apache Vip IV. Que na verdade é um Vip II com devidas melhorias. O que ninguém esperava era uma evolução tão rápida do já consagrado modelo urbano. A primeira geração surgiu no começo dos anos 2000 e atravessou intocado por quase toda a década. Até que em 2008 a Caio lança a segunda geração da carroceria, o Vip II.
Como a concorrência não deu trégua, vide Svelto, GranVia, e mais recentemente o Torino, a Caio não se conteve e realizou uma pequena reestilização no modelo, que ficou conhecida como Vip III, que não foi unanimidade no quesito design, ao menos na traseira. Surpreendentemente, cerca de um ano depois ela realiza outra reestilização, mais profunda – e já polêmica, mais uma vez pelo design, só que o frontal agora – e que já está conhecida como Vip IV.
A velocidade das mudanças estéticas ficou bem maior já há algum tempo no mercado de veículos de passeio e cedo ou tarde isso se estenderia ao mercado de veículos comerciais. De certa forma isso é bom porque dá a chance do empresário manter sua frota com “cara de nova” num intervalo de tempo menor.