Passados dois anos de sua interdição, a conclusão das obras de recuperação do Viaduto do Baldo ainda não tem data definida. A previsão mais otimista é para dezembro deste ano, mas há a possibilidade de a obra se estender até fevereiro de 2015.
De acordo com João Aranha, engenheiro responsável pela obra, os serviços estão concentrados em duas etapas, que acontecem de maneira concomitante. Uma delas é a recuperação do canal do viaduto, que segundo o engenheiro, é um dos pontos mais importantes para a liberação do tráfego no local.
A outra diz respeito à recuperação da estrutura do próprio Baldo, no qual estão sendo feitos serviços de concretagem e reparos em áreas danificadas pela ação do tempo e falta de manutenção.
João Aranha explica que a parte de recuperação do canal já está quase totalmente concluída. Quanto à estrutura, o engenheiro diz que o processo é muito minucioso e que por isso requer bastante atenção, o que demanda tempo. “Estamos trabalhando para entregarmos a obra concluída até o final do mês de dezembro, mas como em toda obra, a necessidade de outros reparos vão surgindo, o que poderá atrasar a entrega”, declarou.
A reportagem do portalnoar.com esteve no local na tarde desta segunda-feira (6) e encontrou operários trabalhando na parte do canal. Quanto à estrutura do viaduto ainda não é possível notar muitas alterações, apenas alguns reparos nas proteções laterais. No asfalto, há buracos e muito mato, além do mau cheio de esgoto.
A reportagem flagrou ainda motociclistas trafegando em cima do viaduto, mesmo com a área estando interditada. O local tem servido ainda para o consumo de drogas e para abrigar moradores de ruas em barracos improvisados.
O viaduto do Baldo foi interditado por ordem judicial em 4 de outubro de 2012. Na ocasião, uma fiscalização do Conselho de Engenharia e Arquitetura (Crea/RN) concluiu que a deterioração, além de falta de manutenção no equipamento, o que colocava em risco a segurança de quem trafegava pelo local.
Fonte e foto: Portal No Ar