BRT de Natal já tem recursos garantidos

Natal já tem pré-aprovado no Ministério das Cidades cartas-consultas de três projetos para investimentos na área de mobilidade urbana, um dos quais inclui a implantação do BRT, o chamado Transporte Rápido por Ônibus, que faz o percurso em faixas exclusivas, além dos projetos previstos para as construções de quatro estações de transferência e terminal de passageiros nas Zonas Sul (Ponta Negra e Planalto), Zona Oeste (Cidade Nova) e Zona Norte (Redinha) do município.
Os três projetos já têm recursos garantidos para a sua elaboração, no valor de R$ 15 milhões de um total de R$ 23,1 milhões disponibilizados pelo Ministério, segundo o diretor do  Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Jaime Balderrama. “Falta  a assinatura de convênios da prefeitura com o Ministério para assinatura do contrato com o agente financiador, a Caixa Econômica”. Balderrama disse que incluindo esses três projetos e outros já previstos, o Programa de Mobilidade Urbana de Natal vai precisar de pelo menos R$ 450 milhões para a sua implantação.
Segundo o engenheiro da assessoria técnica da STTU, Flávio Nóbrega, na implantação do BRT, serão aproveitados  os corredores já existentes, como a avenida Bernardo Vieira e as obras do Pró-transporte, como na avenida das Fronteiras, na Zona Norte da cidade e as de acesso à BR-101. Ele citou o caso da pavimentação e ampliação da avenida Moema Tinoco, a partir da comunidade de Gramorezinho, vai facilitar a implantação do BRT. Nessa área será construído o terminal desse serviço.
Percurso: Flávio Nóbrega explicou que o BRT terá um percurso de 52 quilômetros, nos sentidos ida e volta, sendo que o retorno vai ocorrer na segunda rotatória de Ponta Negra, na avenida Engenheiro Roberto Freire com a rodovia estadual Rota do Sol, que liga Natal às praias do litoral sul do Rio Grande do Norte.
Segundo Nóbrega, o projeto de transporte rápido será misto, aliado ao BRT, que é o Sistema Rápido sobre o Ônibus (BRS), diferenciado do BRT porque o percurso do veículo biarticulado é feito em faixas semi-exclusivas: “Os automóveis podem fazer a conversão à direita, na primeira via a cada dois quarteirões”.
Nóbrega informou, também, que uma das vantagens do BRT é que “ele tem prioridade na via de trânsito sobre qualquer veículo”. Tanto é, continuou ele, que existe todo um sistema de comunicação, que informa, por exemplo, que o semáforo está no vermelho e que precisa-se abrir para a passagem para o BRT a qualquer momento.
Para tornar mais ágil o transporte das pessoas, Nóbrega disse que as passagens do coletivo poderão ser compradas nas próprias estações, onde os usuários recebem informações, online e eletrônicas, sobre o horário e tempo que falta para a chegada e saída do BRT.
Os veículos circulam com ar condicionado e vão dispor de diversos equipamentos, como GPS, sensores das portas, painéis de sinalização, botões de emergência, áudio para informações aos passageiros etc. “As portas são dos dois lados do veículo, à esquerda abre-se a porta de acesso nas estações, que ficam no meio da via pública e à direita, para a entrada do passageiro que está na parada da faixa semiexclusiva”, continuou.

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