Moradores da zona Oeste da cidade reclamam da suspensão da integração entre as linhas Leste Oeste e as que circulam pelo bairro Alto de São Manoel. Eles afirmam que a integração foi desativada há mais de três meses, sem aviso prévio, e que, mesmo após a suspensão, a linha Leste Oeste foi diminuída, tendo os ônibus realocados para as linhas dos conjuntos Abolição.
“Antes da integração, os ônibus Leste Oeste passavam desde o Redenção até a região do Alto de São Manoel. Quando o sistema de pagamento integrado começou a funcionar, acabaram com esta linha Leste Oeste. Agora, com a integração suspensa, pego dois ônibus para ir ao trabalho e tenho que pagar em ambos”, conta o auxiliar de serviços gerais Wesley Alisson Queiroz.
O gerente executivo de transportes da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), Luís Correia, diz que a administração municipal suspendeu a integração porque, devido à insuficiência de ônibus e linhas, os passageiros acabavam excedendo o tempo estabelecido para a integração à espera de um ônibus, e acabavam tendo que pagar as duas passagens.
Outro motivo apontado pelo gerente para a suspensão da integração seria a superlotação dos ônibus no sistema, fator que colocava em risco a segurança no trânsito. Já em relação à linha Leste Oeste, ele afirma não ter recebido nenhuma reclamação, pois a linha segue funcionando.
“Não suspendemos a linha Leste Oeste, inclusive, no planejamento que a Secretaria de Mobilidade Urbana está construindo, ela integrará a linha universitária. Aguardamos a conclusão de levantamento técnico de demanda, rotas e custos para lançar novo edital de seleção de empresa para operar o transporte público mossoroense”, disse Luís Correia.
Segundo ele, até que a frota e número de linhas de transporte coletivo sejam ampliadas, através de contratação de nova empresa para operar as linhas definidas no novo planejamento, o sistema de integração seguirá suspenso.
Fonte: O Mossoroense