A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deu o prazo até 15 de dezembro para operar os dois Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) nas linhas Natal/Ceará-Mirim e Natal/Parnamirim. Atualmente os veículos estão em período final de testes.
“Estou trabalhando bastante para que os trens comecem a operar o mais rápido possível”, garantiu João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU Natal. Juntas, as duas linhas totalizam 56 km. A Linha Norte (Natal/Ceará-Mirim) tem 38 quilômetros de extensão, já a Linha Sul (Natal/Parnamirim) possui 18 km.
De acordo com Cavalcanti, falta um laudo de teste de esforço lateral (com a finalidade de evitar que os veículos sofram descarrilamento) para ser entregue para a matriz da companhia, que funciona no Rio de Janeiro. Após a aprovação deste laudo, os VLTs podem circular pela cidade.
Esta é a primeira de um total de cinco etapas do projeto de modernização das ferrovias existentes no Estado. Os recursos desta fase inicial fazem parte do PAC Equipamentos e está orçado em R$ 154 milhões, que inclui todos os VLTs (que custam em média R$ 10 milhões cada trem). “Aqueles trilhos que estavam desgastados, nós ajeitamos. Portanto, os trilhos estão prontos para receber os VLTs”, garantiu.
A implantação dos VLTs, inicialmente, atenderá os municípios de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz. Ao todo serão implantados 12 veículos na região da Grande Natal. No dia 9 de dezembro chegará um terceiro VLT para capital potiguar. João Maria afirmou que a cada dois meses chegarão mais equipamentos.
Plano de expansão: A segunda etapa é a execução do plano de expansão, que consiste em aumentar as linhas, estações e construção de túneis e viadutos. Esta etapa, cujo investimento será de mais R$ 311 milhões, foi contemplada pelas obras que estão inclusas no PAC Mobilidade Grandes Cidades, que foram anunciadas pelo Governo Federal neste mês.
João Maria enfatizou que na semana passada uma ordem de serviço foi assinada com a empresa de Belo Horizonte-MG, a EPC Engenharia, executar um plano de estudos desta modernização e tem o prazo de um ano para entregar este documento para a CBTU. Desta forma, as obras poderão começar apenas em 2016.
Dentro dos planos está à criação de uma linha que liga o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a construção do anel metroviário para São Gonçalo do Amarante e construção de mais estações. Já a quarta etapa consiste em aumentar as linhas para outros municípios da Grande Natal. Sobre os trens antigos, à medida que os novos trens forem implantados, esses serão retirados.
“A gente vai usá-los na linha turística, de Natal a Nísia Floresta”, contou João Maria. Esta linha faz parte da quinta etapa do projeto de modernização.
Atendimento à população: O superintendente da CBTU afirmou que a implantação das VLTs vai aumentar 10 vezes a quantidade de passageiros. Por enquanto, os novos trens vão atender a atual demanda, que é de apenas 8 mil pessoas por dia. Sobre a passagem, que atualmente custa R$ 0,50 não vai ter alterações, mesmos com os VLTs.
Fonte e foto: Portal No Ar