Mossoró: Mobilidade Urbana faz melhorias no transporte público

No último ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) investiu em projetos para melhorias no transporte público. A exemplo disso, foi realizada a implantação da biometria facial, mecanismo de reconhecimento de face dos usuários, que foi criada para evitar possíveis fraudes no sistema de transporte. Na prática, o serviço acontece quando o usuário passa pela catraca, com o cartão, e uma câmera dispara fotos que são descarregadas e depois analisadas. A partir daí, é feito um processamento e as divergências entre a foto do titular do cartão e as imagens do passageiro são automaticamente separadas para uma segunda triagem.
Além disso, a Semob investiu em fiscalizações dos transportes clandestinos. O objetivo é impedir que os clandestinos façam lotação e retirem os passageiros das paradas de ônibus. O combate ao transporte clandestino é constante e diário. De acordo com o secretário da pasta, Charlejandro Rustayne, a intensificação da operação é para melhorar o trânsito e valorizar os veículos regulares. “Agimos conforme o Código Brasileiro de Trânsito para que a mobilidade da nossa cidade seja regular e os cidadãos sejam beneficiados”, disse.
Para que a Mobilidade Urbana de Mossoró seja eficiente, é necessário que os técnicos responsáveis pela fiscalização nas ruas sejam capacitados. Em 2014, a secretaria investiu e firmou parcerias com as universidades para capacitar os agentes de trânsito e os demais funcionários da Semob. A capacitação envolveu diversas vertentes específicas da mobilidade como o cuidado com o pedestre, ciclovias, transporte público, carro e motos. O objetivo de capacitar o corpo técnico da pasta é para que os servidores desenvolvam seu trabalho com eficiência. Com a qualificação dos servidores da secretaria, o trabalho de atendimento ao público se torna mais eficiente e direto.
A educação no trânsito também foi outro ponto forte nesse último ano de gestão. No mês de setembro, aconteceu a Semana Nacional do Trânsito e a Semob investiu na qualificação dos pedestres e motoristas de Mossoró. O evento foi realizado através de parcerias da Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, Senai, Uern e Detran. As atividades educativas contemplaram empresas, escolas e a população de forma geral, envolvendo desde crianças e escolas participantes até os condutores de veículos.
Outro importante passo que a secretaria deu em 2014 foi colocar o fim nas vagas de estacionamento oficiais. 84 novas vagas foram disponibilizadas, sendo 24 destinadas para idosos e 22 para deficientes. A medida está amparada legalmente pela Resolução 302 do Conselho Nacional de Trânsito, que regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos. Antes disso, foi feito um planejamento da viabilidade e constatou-se a melhoria que a mudança representaria para o trânsito. Um dos objetivos era amenizar o problema relacionado à falta de estacionamentos no Centro de Mossoró e contribuir para a melhoria do trânsito na localidade, sendo estes uns dos principais resultados.
Uma mudança importante para a melhoria do problema de vagas de estacionamento no Centro está sendo implantada. A Zona Azul está sendo estudada junto com os comerciantes e poderá ser estabelecida até o primeiro semestre de 2015. A medida já existente em grandes cidades brasileiras incentiva a rotatividade de vagas de estacionamento. Regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro e decretos municipais, funciona em muitos lugares em três categorias: uma hora, duas horas e carga e descarga. Com a limitação do tempo de estacionamento, é estimulada a rotatividade de veículos e aumento de vagas, o que amenizaria os problemas relacionados à mobilidade urbana no Centro de Mossoró.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo