Devido ao feriado de Natal ter caído em um dia da semana, esta quinta-feira, 25, muitas pessoas optaram por não viajar para muito longe. O movimento de passageiros no terminal rodoviário,no Centro Administrativo Diran Ramos do Amaral, ficou abaixo do esperado pelas empresas de viação.
“Está sendo como um dia normal, o fluxo tranquilo de passageiros”, comentou Rodrigo Oliveira, fiscal de uma empresa. Segundo ele, o mês de dezembro não está muito bom. “Nos últimos dias está um pouco fraco. Esperamos que no Réveillon a situação mude. E tem tudo para mudar mesmo, pois as pessoas viajam mais nessa data”, acrescentou.
A empresa não chegou a colocar nenhum ônibus extra nesta véspera de Natal porque não há demanda. Em feriados prolongados é costume ofertar mais veículos devido à alta procura.
Por dia saem dez ônibus de Mossoró para Natal ou Fortaleza. Pela cidade ainda circulam mais dez veículos da empresa que vêm de Natal para Fortaleza ou vice-versa.
Outra empresa também não colocou ônibus a mais, mas a procura do começo de dezembro para cá tem sido satisfatória, principalmente de pessoas vindo para Mossoró em vez de sair para outros municípios. Os que saem da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte viajam, principalmente, para Natal e Fortaleza.
A aposentada Maria Edivanir Silva aproveitou o feriado para ficar com as netas que moram em Fortaleza. “É uma oportunidade de ver elas que estão de férias e a mãe delas fica em casa nesse feriado”, disse a senhora que embarcou para a capital cearense na manhã de ontem, 24.
Já a procura por veículos alternativos de viagem foi intensa antes e na véspera do Dia de Natal. O movimento foi grande de passageiros procurando os mais diferentes destinosdo Rio Grande do Norte. A capital potiguar é uma das preferências dos mossoroenses que optam pelos alternativos.
O taxista Luís Filho que faz a linha Mossoró-Natal há cinco anos disse que chegou a faltar carros nessa semana para trazer passageiros. “Tanto faz indo ou voltando de Natal. O movimento está muito bom. A cada meia-hora sai um carro para lá e toda hora está vindo”, explica.
O mês de dezembro, de uma maneira geral, tem sido positivo para os motoristas dessa linha. “Quando vai chegando o final de dezembro, até o réveillon o pico é alto de pessoas viajando. Depois da virada do ano dá uma esfriada”, informa Luís Filho.
O valor da passagem para Natal custa R$ 60,00. O veículo pega e deixa a pessoa onde ela quiser. Se for a um local mais afastado da zona central da capital, geralmente é cobrado um acréscimo de R$ 10,00.
Alguns condutores chegam a fazer mais de duas viagens por dia. “Eu e a maioria aqui só vai e vem de Natal uma vez no dia. A lógica manda isso. Agora têm colegas que veem que tem muito passageiro e acabam fazendo mais de duas viagens, mas isso é perigoso por conta do cansaço”, revela o motorista.
Os taxistas que fazem linha para outras cidades na região Oeste e outras partes do Estado não têm do que reclamar. “Geralmente feriados prolongados, carnaval e fim de ano com o Natal e o Ano-novo o movimento é muito bom”, disse Paulo Nunes que faz a linha para Areia Branca.
Para cidades mais próximas como Apodi, Upanema e Caraúbas é normal os motoristas irem e voltarem diversas vezes. “A estrada sendo boa e tendo passageiros dá para ir e vir mais de uma vez tranquilamente. Temos que aproveitar o movimento que está bom”, completa Paulo Nunes.
Fonte e foto: Gazeta do Oeste