Mudança surpresa de leitores de cartão em ônibus de Natal gera reclamações

A mudança repentina nos validadores dos cartões de passagem vem causando transtorno no transporte público de Natal. A reportagem do portalnoar.com entrevistou usuários do sistema que relataram dificuldades e atrasos no embarque dos passageiros.
Para o estudante Yuri Masciaro a mudança pegou todo mundo de surpresa e até agora tem gerado muita dor de cabaça. “Como usuário acho que o novo sistema está ruim. Além de estar muito lento, não dá pra verificar o saldo do cartão depois que você passa”, disse.
Já para Lorena Carvalho, que também é estudante, toda mudança acarreta algum tipo de incômodo até que todos se acostumem, mas ele acrescenta que alguma falhas precisam ser corrigidas. “Ainda é cedo para dizer se o novo sistema é ruim ou não. Acredito que vai precisar de um tempo até as pessoas se acostumem e todos os testes sejam feitos”, disse.
A dona de casa Marilete Fernandes disse que a lentidão para a validação do acesso do passageiro é o maior problema. Segundo ela, a demora acarreta atraso tem gerado filas na hora de entrar no ônibus. “Muita gente está reclamando. Não entendo como eles mudam algo que estava bom pra ficar ruim”, comentou ela.
Procurada pelo portalnoar.com, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que não emitiu nenhuma autorização para que as empresas de ônibus que operam no sistema de transporte público de Natal utilizem o novo sistema de catracas eletrônicas para a leitura dos cartões de passagem nos veículos. De acordo com a titular da STTU, Elequicina dos Santos, a equipe da Secretaria recebeu várias denúncias dos usuários desde o último dia 05 e foi a campo verificar, comprovando os problemas alertados pelos cidadãos que não estavam conseguindo fazer a integração entre as linhas. Da mesma forma, os cartões dos estudantes e dos acompanhantes das pessoas com deficiência estavam com dificuldades de leitura.
Elequicina dos Santos adiantou que a assessoria jurídica do órgão já enviou notificações extrajudiciais para as empresas operadoras do sistema e para o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn). A secretária disse ainda que a equipe técnica da STTU está elaborando um relatório completo a respeito da situação para encaminhar à Procuradoria Geral do Município (PGM) para que sejam estudadas e aplicadas as medidas judiciais cabíveis a fim de retomar a normalidade do sistema até que a licitação da bilhetagem eletrônica aconteça. “A Prefeitura repudia essa atitude das empresas que tomaram uma decisão unilateral sem nos comunicar previamente. Iremos finalizar esse relatório no final do dia e na quarta-feira iremos enviar para a PGM tomar as providências necessárias”, destacou a titular da STTU.
A reportagem tentou contato ainda com o Seturn, por telefone, mas as chamadas não foram atendidas.
Quanto ao processo da licitação para implantação do novo sistema de bilhetagem única no transporte público de Natal, a secretária reiterou a informação de que o edital de licitação para a definição da(s) empresa(s) que vai (vão) operar na cidade será lançado neste mês de janeiro. A expectativa é de que até o mês de março o novo sistema entre em funcionamento.
Fonte e foto: Portal No Ar

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