A continuidade dos investimentos em infraestrutura nos grandes centros urbanos é considerada fundamental pelos transportadores urbanos para melhorar a mobilidade urbana. Para o setor, este é um dos principais desafios do governo federal para nos próximos quatro anos de governo.
Segundo o presidente da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), Otávio Cunha, a expectativa é que a destinação de verbas não contemple apenas projetos estruturantes, como metrôs e BRTs, “mas que também haja recursos para projetos emergenciais, como construção de faixas exclusivas de ônibus, para melhorias de pontos de parada e mais recursos para qualificação”, destaca. “Precisamos dar uma resposta de melhoria da qualidade do transporte, permitir que o ônibus ande com velocidade maior que o automóvel. Essa é a palavra de ordem”, complementa.
Outra preocupação diz respeito à conclusão dos planos municipais de mobilidade urbana. As prefeituras têm até abril de 2015 para elaborar os projetos, a fim de garantirem que poderão continuar acessando recursos federais. Um projeto de lei tramita no Congresso Nacional propondo a ampliação do prazo em três anos.
Conforme Otávio Cunha, o setor considera fundamental que o Ministério das Cidades desenvolva uma estrutura mais eficiente de apoio aos municípios para o desenvolvimento dos planos, muitas vezes prejudicada pela falta de pessoal qualificado ou de recursos para contratação de consultores aptos a desenvolverem os projetos.
Com informações: Agência CNT de Notícias