A empresa Guanabara transferiu o carro 1615, um Ciferal Citmax, de chassi Mercedes-Benz OF 1722, fabricado em 2006, para a empresa Oceano – que opera linhas metropolitanas. Na Oceano, o veículo recebeu a numeração 615 (as numerações das empresas se complementam) e foi direcionado às linhas de Extremoz (121 – Extremoz/Centro, e 122 Extremoz/Mirassol). Apesar da transferência, carros mais antigos, fabricados em 2005, permanecem operando as linhas da Guanabara.
Conceição reforma veículos
A empresa Conceição segue reformando seus veículos a todo vapor. Cada vez mais veículos perde a logomarca antiga, com saias pintadas de azul, e ganham o padrão visual baseado na empresa Trampolim da Vitória – integrante do mesmo grupo empresarial e que inaugurou o conceito da pintura – que mantém os para-choques azuis e as laterais brancas. Nesta semana, foram flagrados os carros 4701 e 4003, modelos Spectrum e Svelto, ambos de chassis Mercedes-Benz OF 1418.
Tinta branca
Mas, ao que parece, só a tinta branca está disponível para a reforma dos veículos da Conceição. O carro 4003, por exemplo, teve até parte da vigia da janela do motorista pintada de branco. Não é só ele. Recentes veículos reformados também tiveram as cores originais substituídas pelo branco. É o caso do carro 4201, um Apache VIP II, que tinha a grade frontal preta e foi trocada pelo branco. Alguns Torinos 2009 que vieram originalmente com as chamadas “máscaras” pretas entre as janelas também ganharam tinta branca após a reforma para inclusão da terceira porta. Vale lembrar que a proposta original da pintura baseada na Trampolim mantém as máscaras pretas entre as janelas dos ônibus, além de driblar o acúmulo de sujeira.
Reunidas renova com zero km
A empresa Reunidas está colocando mais dois carros novos em operação. Segue o modelo já trazido no início do ano: New Torino, da Marcopolo, fabricado com chassi Mercedes-Benz OF 1721 Euro 5. Chegaram a Natal os carros 0845 e 0846, totalizando uma renovação de 15 veículos em 2016. E mais alguns ainda deverão chegar.
Curiosidade
Em meados de 1995, as empresas Guanabara e TransFlor (hoje Via Sul) operaram linhas “clandestinas” no bairro de Felipe Camarão. Isso aconteceu após a Conceição, principal empresa do bairro, bifurcar a linha 69 (Felipe Camarão/Petrópolis). Parte dos carros passou a fazer seu itinerário pela Av. Rio Branco, esbarrando no itinerário da linha 23 (Felipe Camarão/Ribeira), operada pela Guanabara. A Guanabara então colocou em operação as linhas 19B (Felipe Camarão/Petrópolis), concorrendo com a 69, e a 23A (Felipe Camarão/Mirassol), concorrendo com a linha 63 (Felipe Camarão/Campus), um dos principais trajetos da Conceição. Por não ter carros suficientes para rodar nas linhas, a Guanabara contou com uma ajudinha da TransFlor, que cedeu dois ônibus para complementar a linha 23A. A briga não durou muito, a Conceição voltou atrás e deixou de lado a bifurcação da linha 69. Anos mais tarde, em meados de 2000, as linhas 23 e 69 se uniram, tornando-se 23-69 e operadas conjuntamente pela Guanabara e Conceição, tal qual ocorre ainda hoje. O assunto foi tema do #DesafioDeSexta, do WhatsApp da Comunidade Ônibus Coletivo de Natal.
Uma estrada e a lua branca no sertão de Canindé
Agora, além da estrada, da cabocla e da lua branca no sertão de Canindé, como dito na música de Fagner, o município cearense também contará com os ônibus da Viação Nordeste, que deverá voltar a operar a linha NATAL/CANINDÉ, por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT. O trecho já foi operado na década de 90 pela Nordeste, com um horário diário de Natal para Canindé e vice versa. Ela também fará o trecho TANGARÁ/JOÃO PESSOA. Boa sorte! – ela merece e vai precisar.
Desmentiu
Por falar em Nordeste, na última semana, ela desmentiu informações que circularam em blog de que seus ônibus foram impedidos de circular por falta de condições. Passageiros que iriam para Campina Grande (PB) e teriam ficado sem os ônibus fizeram a reclamação.
Reprodução: Instagram @arturemiliano |
Cadê?
Há um mês, especialistas em transportes de Natal se reuniram na Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), para conhecer o aplicativo de desenvolvimento próprio que monitora a chegada dos ônibus a parada do usuário. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Conciso, que têm ligações com o sistema de Tecnologia de Informação das empresas urbanas. Segundo a STTU, em um mês o APP estaria disponível ao público. Até agora, nada!
Foto: twitter.com/elequicina |