PA: Ônibus do BRT começa a circular

Começou ontem a fase experimental do Sistema de Transporte Rápido (BRT) da rodovia Augusto Montenegro, após cerca de 14 meses do início das obras. Quinze ônibus articulados fizeram a viagem inaugural, iniciada por volta das 16h30. Os veículos integram a frota do BRT e já estão à disposição da população, fazendo a integração com algumas linhas de ônibus de Belém. 

Centenas de pessoas, incluindo o governador Simão Jatene e o prefeito Zenaldo Coutinho, lotaram os 15 veículos para a primeira viagem. Os ônibus levaram cerca de 25 minutos para trafegar do Terminal Mangueirão até a Estação Antônio Baena, em São Brás. Os veículos, mais ágeis, confortáveis e também climatizados, têm a capacidade de transportar 130 passageiros, cada um, e reduzirão em 60% o tempo de viagem dos bairros ao centro de Belém, de acordo com a prefeitura. 
Nessa fase experimental, a partir de hoje os ônibus do BRT sairão do Terminal Mangueirão em direção à Estação Antônio Baena. Para ter acesso gratuito aos veículos durante essa fase experimental, a população pode se dirigir ao Terminal Mangueirão ou a uma das estações já concluídas – a da Antônio Baena e a da Marambaia, em frente ao conjunto Gleba – e entrar em um dos ônibus, em qualquer dia da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Das 9 às 12h e das 14h às 16h sairão ônibus a cada 20 minutos. Já das 12 às 14h a previsão é de 30 minutos entre as saídas. 
Nos próximos 20 dias as novas estações deverão ser entregues e o sistema começará a operar com pagamento de tarifa, que nesta fase será a mesma da tarifa dos ônibus comuns (R$ 2,70). Em seguida, serão discutidas todas as formas de ampliação dos serviços com a integração, inclusive o bilhete único. 
Antes da viagem inaugural, o prefeito de Belém destacou a modernidade da obra. “A estrutura do Terminal Mangueirão é similar a de metrô, sendo feita com tecnologia avançada”, disse Zenaldo. 
O prefeito informou que a obra continua, a partir de hoje, rumo ao Tapanã, onde será construído outro terminal, como segunda etapa do sistema na Augusto Montenegro. A obra inclui, ainda, o elevado da avenida Centenário. “Mesmo com essa fase experimental, estamos com a obra em andamento. A previsão é concluir toda a etapa do Tapanã em 2016 e até Icoaraci até o início de 2017”, afirmou o prefeito. Para Jatene, o BRT não é apenas um sistema de novos ônibus, mas uma intervenção importante que a Prefeitura de Belém faz para melhorar a mobilidade urbana da cidade. 
Os ônibus convencionais que farão a integração com o Sitema BRT são Maguari/Ver-o-Peso (Almirante Barroso), Cabanagem/Ver-o-Peso, Cordeiro de Farias/Presidente Vargas, Cordeiro de Farias/Ver-o-Peso, Icoaraci/Almirante Barroso, Jardim Sideral/Dom Pedro II, Tapanã/Ver-o-Peso, Tapanã II/Ver-o-Peso, Tapanã/Felipe Patroni, Tenoné/Pátio Belém, Tenoné/PresidenteVargas, Canarinho-Tapajós/Ver-o-Peso, Águas Negras/São Brás (que no novo sistema passará a se chamar Águas Negas/Terminal Mangueirão), Shopping Bosque Grão-Pará/Terminal Mangueirão e Shopping Castanheira/Terminal Mangueirão. 
O BRT da Augusto Montenegro, no trecho do Entroncamento ao Mangeirão, representa cerca de 30% dos 13,7 quilômetros totais da obra, prevista para ir até o Distrito de Icoaraci. O recurso total para a execução da obra é de cerca de R$ 263 milhões, oriundos de convênio da Prefeitura de Belém com a Caixa Econômica Federal.
Fonte: ORM News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo