O preço da passagem intermunicipal no Ceará deve sofrer reajuste nas próximas semanas. De acordo com o coordenador de transportes do Detran, órgão que avalia a necessidade de aumento nas taxas, Joaquim Rolim, os reajustes já estão previstos em contrato, mas a porcentagem de aumento é definida com base nos índices de inflação do ano e no aumento do preço dos combustíveis.
O reajuste é feito de acordo com o previsto no contrato baseado na variação de índice inflacionário, os grandes índices considerados são IPCA e outro que acompanha a inflação. São ponderados em função do aumento do diesel e da inflação.
Os contratos do governo com as empresas de ônibus também preveem, a cada três anos, reajustes mais completos, segundo o coordenador, que levam em consideração, além dos índices inflacionários, os preços de pneus, peças e salários dos funcionários.
Após a realização dos estudos pelo Detran, o órgão envia a documentação com o provável reajuste à agência reguladora do estado. As empresas só podem praticar os novos preços após a aprovação e liberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arce).
Via Fortalbus