Adriano Abreu/TN |
O primeiro dia útil, após as interdições para as obras na BR-101, registrou trânsito mais lento que o habitual, nos horários de pico, nesta segunda-feira (19). O início da manhã, meio-dia e final da tarde foram os períodos de fluxo mais intenso.
Segundo o técnico da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Newton Filho, a rodovia está com 60% da capacidade de tráfego reduzida devido aos bloqueios. Agentes da secretaria e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) orientavam pedestres e motoristas sobre caminhos alternativos. Na avaliação do técnico, o primeiro dia não registrou grandes transtornos.
“O trânsito mais lento era uma situação esperada. Com todos os transtornos, vimos que o trânsito está fluindo de maneira devagar, mas está andando.
Tivemos uma redução de 60%, aproximadamente, da capacidade da BR-101 no trecho urbano. Vamos ficar nos pontos de interdição nos próximos dias para orientar os motoristas e fazer alterações necessárias”, explicou Newton Filho, técnico do Departamento de Estudos e Projetos da STTU.
Na avenida Ayrton Senna, o trânsito caminhava lentamente nas primeiras horas do dia. Um congestionamento foi formado na altura do conjunto Flamboyant, os motoristas desviavam por vias alternativas para seguir no sentido centro. Na BR- 101, o trânsito era lento na altura do Pórtico do Reis Magos, para quem vinha de Parnamirim. No sentido contrário, não foi registrado congestionamento de manhã. No horário do almoço, motoristas que seguiam para Parnamirim reclamaram da lentidão. Para o inspetor Roberto Cabral, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro dia útil de interdições não registrou grandes transtornos. “É natural que o trânsito fique menos fluido, mas estamos vendo que as coisas estão caminhando”, disse o inspetor.
No prolongamento da avenida Prudente de Morais/Omar O’Grady, o trânsito também ficou mais lento do que o normal. Com o fluxo pesado de veículos, a STTU ampliou o tempo de sinal verde do semáforo do cruzamento da via com a avenida da Integração. Não foram registrados acidentes. “Essa é a primeira alteração, pode ser que seja necessário fazer mais, conforme observação da via”, explicou Newton.
O trecho interditado tem menos de um quilômetro de extensão e se estende da passarela de Neópolis às proximidades do Makro Atacado. Pelos próximos 120 dias, os motoristas que trafegam pelo local necessitarão de uma dose extra de paciência, pois a tendência é de que o tráfego fique ainda mais lento, com pontos de congestionamento, em horários de pico (início da manhã e fim do horário de trabalho, por volta das 18h), nos dias utéis da semana. A orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que vias alternativas sejam utilizadas para evitar o local em obras.
O empreendimento, que se estende do viaduto de Ponta Negra até a entrada de Pium pela BR-101 (KM 94 ao KM 109), no entorno do IFRN de Parnamirim, está orçado em R$ 200 milhões. As intervenções serão executadas pelo Consórcio Natal-Parnamirim, com posto pelas construtoras A.Gaspar, IM Terraplenagem e Geotec. Os viadutos serão erguidos na altura de Neopolis; no acesso à Av. Abel Cabral, em Nova Parnamirim; na altura de Emaus, em Parnamirim; um nas proximidades da Av. Clementino Câmara, também em Parnamirim e outro no acesso a Pium. Na Av. Maria Lacerda Montenegro será erguido um túnel aberto. Estão previstas algumas desapropriações.
Rotas alternativas
Para quem chegará em Natal via Brs 101 e 304: utilizar a BR-226 por Mangabeira, acessando Natal pelo bairro Felipe Camarão; usar o prolongamento da Av. Prudente de Morais a partir do Parque Industrial em Parnamirim; entrando pela Av. Abel Cabral ou Av. Maria Lacerda Montenegro pegando a Av. Ayrton Senna. Há ainda a possibilidade de usar a estrada de Cajupiranga/Pium, para quem vem pela BR-101 Sul até chegar à Av. Olavo Montenegro.
Rotas alternativas para sair de Natal pela zona Sul, evitando a BR-101: também pelo prolongamento da Av. Prudente de Morais até Emaus ou Av. Ayrton Senna para sair na Av. Maria Lacerda Montenegro na altura da Loja Leroy Merlin; para quem planeja ir para as regiões Seridó e Oeste do estado, a orientação é seguir pela BR-226 (Av. Industrial João Francisco da Motta), a partir da Av. Cap. Mor Gouveia.
Fonte: Tribuna do Norte