O sistema atual de Transporte Coletivo de Natal – Parte II

Linhas Urbanas de Natal


O Serviço Regular I de Natal, denominado atualmente de Convencional, é composto por 80 linhas, sendo 56% delas radiais. A estrutura radio-concêntrica da rede de transporte coletivo não condiz mais com a estrutura urbana de Natal, que passa por um processo de descentralização das atividades e, consequentemente, gerando novas necessidades de deslocamento.

As linhas de ônibus têm uma extensão média de 31,78 km, o que é considerado alto para uma cidade deste porte. Explicada pela própria conformação da cidade, caracterizada por acentuada descontinuidade urbanística, baixas densidades demográficas, ocupação extensiva do território municipal e significativos vazios urbanos; e pela necessidade de realização de viagens transversais para atendimento aos polos geradores de demanda localizados na região sul. A ligação norte sul contribui para o aumento dessa média em decorrência também da estrutura da rede de transporte coletivo por ônibus, caracterizada por um desenho convencional.

Linhas de Nova Natal têm as maiores extensões: 64A43 (53,27 Km) e 1029 (53,25 Km)

Quanto à distribuição da frota por linha temos 30% das linhas alocando 50% da frota e 50% das linhas alocado 70%. Outro dado relevante é o fato de 28,5% das linhas operarem com 1 ou 2 veículos.

Dia Útil, Sábado e Domingo

Comparando a oferta de serviço entre os dias úteis, sábados e domingos obtemos:


Viagens Programadas

Frota Programada



Quilometragem Operacional



Demanda


Conforme controle mensal de demanda da STTU em 2015, os seguintes valores de passageiros
transportados foram apurados:

Onde:
  • Estudante representa a quantidade de usuários estudantes que pagam meia passagem;
  • Vale Transporte a quantidade de usuários que pagam com vale transporte;
  • Integração os usuários que utilizam a integração no sistema.
  • Gratuidade os portadores de cartão de gratuidade (deficientes, idosos, etc.)
  • Inteira representa a quantidade de usuários que pagam integral em espécie ou pelo cartão inteligente;
  • Tarifa Social representa a quantidade de usuários que pagam meia tarifa (domingo);

Pode-se observar:
  • O percentual de estudantes (21%) está próximo da média nacional;
  • O percentual de vale transporte (33%) é menor do que o encontrado em cidades de porte similar (40% a 45%);
  • 10% dos usuários realizam integração.

Passageiros Equivalentes

Se considerarmos apenas os passageiros pagantes na proporção em que pagam, obtemos os passageiros equivalentes:
Indicadores Operacionais


Fonte: STTU

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