Um acidente envolvendo duas ambulâncias, uma carreta e um ônibus de viagem deixou 21 mortos e 22 feridos no km 343 da BR-101, em Guarapari, na Grande Vitória. O acidente aconteceu por volta das 5h50 desta quinta-feira (22). Os dois sentidos da rodovia foram interditados para realização de perícia no local. Às 16h40, a BR-101 foi completamente liberada.
Durante todo o dia os bombeiros trabalharam no socorro das vítimas e na retirada dos corpos dos mortos na tragédia. A maioria deles estava no ônibus, da Viação Águia Branca, que seguia de São Paulo para Vitória. Na colisão, o veículo pegou fogo e ficou completamente destruído.
No começo da noite, a Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp) afirmou que todos os 21 corpos já estavam no Departamento Médido Legal (DML) de Vitória. Segundo a Sesp, foram coletadas digitais de 11 corpos, mas nenhuma delas estava no banco de dados da Polícia Civil. Três corpos já haviam sido liberados para familiares, e outros dois seriam liberados ainda nesta quinta.
O secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, disse nesta tarde que, pelos dados da PRF e do Corpo de Bombeiros, esta é a maior tragédia já ocorrida em estradas no Espírito Santo.
A Sesp informou que o primeiro atendimento aos familiares das vítimas está sendo feito por psicólogos, assistentes sociais, Polícia Civil, Detran, Sesp e funcionários da Águia Branca no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Vitória. O atendimento foi encerrado às 19h desta quinta e será retomado às 8h desta sexta (23).
O ônibus envolvido no acidente tinha mais de 30 passageiros, e as ambulâncias eram dos municípios de Alfredo Chaves e Jerônimo Monteiro. O caminhão transportava rochas.
A polícia suspeita que a carreta tenha causado o acidente. Um levantamento preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta para uma falha mecânica no veículo, que teria furado o pneu ou quebrado algum dos eixos.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), sete feridos estão em estado grave. Até as 18h30, 12 pessoas seguiam internadas em três hospitais da Grande Vitória: Hospitais São Lucas, em Vitória, Antonio Bezerra de Faria, em Vila Velha, e Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.
Luto oficial: O governador Paulo Hartung decretou luto oficial de três dias por causa do acidente. O governador manifestou tristeza e consternação com a tragédia. “Estamos todos consternados. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos daqueles que hoje perderam suas vidas”, disse.
A Viação Águia Branca informou ao G1 que dentro do ônibus estavam 31 passageiros e o motorista, e que uma equipe da empresa esteve no local do acidente para prestar assistência aos passageiros.
A empresa disse que não vai divulgar uma lista de mortos e feridos que estavam no coletivo “em respeito às vítimas e seus familiares, e em razão dos procedimentos que ainda estão sendo realizados, como a identificação dos corpos”.
Infográfico: Editoria de Arte (G1)
Fotos: Jefferson Rocio (Futura Press / Estadão Conteúdo / G1) e Rodrigo Coimbra (Ônibus Brasil)
Com informações: G1