Volkswagen desenvolve novos chassis para micros e ônibus articulados

A nova plataforma mundial dos caminhões semileves e leves Delivery, apresentados servirá de base para a nova geração de micro-ônibus da Volkswagen. A expectativa é de que as novidades sejam aplicadas em até dois anos. Um segundo projeto em desenvolvimento pela engenharia da MAN Latin America, é um chassi articulado de motor dianteiro – com potências previstas de 260cv, 280cv e 330cv. O ônibus trará maior competitividade à marca Volksbus na disputa do segmento de ônibus urbanos de alta capacidade de transporte, sobretudo sistemas BRT, após a retomada do mercado. Para 2017 a previsão da montadora é de queda de 17% nas vendas de ônibus no Brasil
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Para abrigar a produção da nova família de caminhões, a MAN Latin America ampliou em quase cinco mil metros quadrados a área construída da fábrica de Resende. O investimento corresponde a cerca de R$ 190 milhões – 20% do montante total do projeto.
Entre as melhorias previstas para os novos chassis dos micro-ônibus estão a longarina com travessas de alumínio e a suspensão independente do novo Delivery, além da transmissão automatizada V-Tronic, já disponível nos chassis para ônibus de 15 e 17 toneladas. Os motores do Delivery são o Cummins ISF de 2,8 e 3,8 litros, com 150cv, 160, 165 e 175cv (cavalos) de potência e aprimoramentos. Mesmos motores dos atuais chassis 5.150 OD, 8.160 OD e 9.160 OD. Nova família Delivery estréia plataforma mundial, de 3,5 a 13 toneladas de PBT
Articulado Frontal 
MAN Latin America Resende 1
Um protótipo do articulado com motor dianteiro de 280cv já foi construído pela fábrica de Resende, onde são testados cerca de 20 protótipos de ônibus das mais diversas aplicações – desde micros escolares à piso-baixo de motor traseiro, passando por rodoviários de fretamento e médias distâncias.
Embora não seja disponibilizado de fábrica pelas montadoras, em cidades como Recife (PE) o articulado de motor dianteiro é comum. Desde 2012 os ônibus da Volkswagen de 15, 17 e 18 toneladas (piso-baixo 18.280 OT LE) vêm equipados com motorização MAN D08, de quatro e seis cilindros – para os traseiros 18.330 OT e 26.330 OTA (articulado) há o Cummins ISL de 8,9 litros e 330cv.
Faixa Exclusiva

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