Mercedes alcança 3 milhões de motores no Brasil

Divulgação
A Mercedes alcançou a marca de 3 milhões de motores para caminhões e ônibus fabricados no Brasil. O número se refere ao volume acumulado desde 1956. O propulsor que simboliza o terceiro milhão é um OM 457 LA fabricado em São Bernardo do Campo, a mesma unidade de onde saiu o primeiro. 

“De forma pioneira nossa marca introduziu o conceito diesel no Brasil, há 61 anos, quando inaugurou a fábrica de caminhões e ônibus”, afirma o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer. 
Os motores Mercedes equipam caminhões de todos os segmentos, desde os leves até os extrapesados. Também abrangem toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários. “Contamos com uma linha de montagem para a família OM 900 de quatro e seis cilindros, atendendo às legislações Euro 3 a Euro 5, com faixas de potência entre 156 e 326 cavalos”, informa o vice-presidente de operações da Mercedes-Benz do Brasil, Carlos Santiago. 
“A outra linha responde pelos motores da família OM 400 de seis cilindros, Euro 3 a Euro 5, com potência entre 345 e 510 cv.” Esses motores atendem o mercado brasileiro e equipam também veículos exportados para cerca de 60 países. A Empresa também fornece propulsores a diesel para outras fábricas do Grupo Daimler. A partir de agosto de 2017 passou a exportar o OM 460 Euro 3 para a planta alemã da Daimler em Wörth, na Alemanha, para utilização no caminhão rodoviário Actros e nos fora de estrada Arocs e Zetros. Esses veículos são exportados para mercados da África e Oriente Médio. 
De 1956 até 1990 produziu motores leves e médios. A partir de 1991 começou a fabricar os pesados. No ano de 1998, também de forma pioneira, lançou os primeiros motores a diesel eletrônicos do Brasil. E em 2005 iniciou a produção de remanufaturados da linha Renov, para o mercado de reposição, em sua unidade de Campinas, interior paulista. 
A Mercedes recorda que atingiu o primeiro milhão de motores em 1984 e o segundo milhão chegou em 2004. O melhor ano de produção foi 2006, com 110 mil motores.
Portal Automotive Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo