O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou na tarde desta terça-feira (15) a interdição das pistas principais da BR-101 nos trecho de 1,6km, entre o Pórtico de Natal e o semáforo próximo à loja Leroy Merlin, a partir do sábado (18). A programação faz parte da construção de um viaduto e um túnel e se mantém, apesar das críticas do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) de que a paralisação deixará o trânsito caótico na área.
Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte |
O Seturn levou uma proposta de realizar a obra em duas etapas, em reunião com o Dnit, Secretária Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e Departamento Estadual de Rodovias (DER). Primeiro, haveria a construção da passagem inferior (av. Maria Lacerda) e depois do viaduto (av. Abel Cabral).
O órgão também propôs a instalação de um semáforo de três tempos na BR-101 na altura da Av. Abel Cabral para recuar o já existente próximo à Leroy Merlin e a instalação de um retorno no local para diminuir o impacto do tráfego de veículos entre o conjunto Satélite, Nova Parnamirim e BR-101. O Dnit recebeu a proposta, mas não alterou os planos.
Os veículos que trafegarem pelo trecho interditado terão que utilizar as duas faixas marginais da BR-101. Este é um dos pontos mais problemáticos, segundo o Seturn: as paradas de ônibus não tem as baias nesta área (recuo para o ônibus), o que obriga que estes parem em uma das faixas da marginal. “Se o ônibus para em uma das faixas, já causa um grande transtorno na área porque o tráfego vai ser muito intenso. Do jeito que as coisas estão, o Dnit vai travar Natal”, disse o coordenador de projetos do Seturn, Nilson Queiroga.
Cerca de 100 mil veículos trafegam pela área diariamente, além de nove linhas de ônibus. Quem deseja realizar o retorno na via, só poderá fazer no viaduto de Emaús. Este impacto é avaliado pelo Dnit como um mal necessário. “Vai ser difícil. Tem um grande impacto no trânsito porque é uma área onde há muito tráfego de veículos, mas é necessário para resolver o problema atual da área ali no sinal da Leroy Merlin”, avaliou Thatiana Queiroga, coordenadora de engenharia do órgão.
Além dessa nova construção, o Dnit está com outras duas obras na rodovia federal, ambas com o prazo de conclusão para daqui a 60 dias. Uma próxima ao IFRN de Parnamirim, onde estão sendo construídos um túnel e um viaduto e outra próxima à Câmara dos Vereadores de Parnamirim, onde a obra do viaduto está dependendo do remanejamento da rede de energia elétrica. No local das obras, a BR-101 está interditada e o trânsito sendo desviado para as marginais.
Nas Obras Complementares e Remanescentes da BR-101 serão construídos cinco viadutos, duas passagens inferiores, vias marginais (nos dois sentidos), cinco passarelas e 52 abrigos em paradas de ônibus. A expectativa da superintendência regional do Dnit é de concluir as obras até dezembro de 2018. O investimento federal é de R$ 157 milhões, além de mais R$ 20 milhões destinados exclusivamente para possíveis desapropriações.
Tribuna do Norte