Retrô: Viação Riograndense na operação da linha 59

Algumas linhas do transporte urbano e metropolitano da grande Natal já foram operadas por outras empresas. Por inúmeros motivos, as linhas são transferidas de operadoras. E a coluna Retrô de hoje apresenta a linha 59 – Guarapes/Brasília Teimosa, que atualmente é operada pela empresa Nossa Senhora da Conceição. Porém, na década de 1990, quando foi criada, a Viação Riograndense era responsável por sua operação. Confira!

Quando operada pela Riograndense – que atuou no transporte urbano de Natal até 2012, quando decretou falência da área urbana, e hoje se dedica ao segmento intermunicipal do transporte – a linha tinha o itinerário inverso do atual: Brasília Teimosa/Guarapes. Com isso, o terminal da 59 era na Praia do Meio, ao lado da linha 45 (Brasília Teimosa/Campus), também de responsabilidade da Riograndense – que foi extinta com o fim das atividades da empresa e não há perspectiva de retorno nem mesmo após a licitação.
A transferência para a empresa Conceição ocorreu em meados do final dos anos 90. Atribui-se ao agravamento da crise econômica da empresa Riograndense a transferência da linha, que, a partir de então, concentrou suas operações nas linhas 03 (Nova Natal/Campus/Viaduto de Ponta Negra), 28 (Nova Natal/IFRN), além da 45. A grande quilometragem da linha 59 afetou o mantimento da operação dela pela Riograndense.
Já para a empresa Conceição, a operação da linha 59 foi mais vantajosa, considerando a área de atuação da empresa – o bairro de Felipe Camarão, próximo do Guarapes, onde a empresa, inclusive, mantém sua garagem. A partir da mudança de empresa, o trajeto também foi invertido, sendo o que está em vigor ainda hoje (Guarapes/Brasília Teimosa), com seu terminal no bairro localizado na zona oeste.
Na ocasião da transferência da linha 59 da Riograndense para a Conceição, também foram repassados trêss veículos, que, na Conceição, se tornaram os carros 4048, 4050 e 4052, tendo permanecido na frota até os anos de 2009 e 2011, em média. Os ônibus foram comprados pela Riograndense em 1997, e eram do modelo Busscar Urbanus, com chassi Mercedes-Benz OF 1620.
Além da linha 59, que é operada pela Conceição desde que foi transferida pela Riograndense, a empresa também já operou, na região, a linha 587 – Circular – Guarapes/Felipe Camarão, que foi extinta. Atualmente, a empresa também opera a linha 599 – Guarapes/Cidade Jardim.

 

Fotos: Acervo UNIBUS RN / João Maria Gomes / Edivan Leal / Walky Martins

1 comentário em “Retrô: Viação Riograndense na operação da linha 59”

  1. parabéns amigos pela matéria, excelente conteúdo, belas imagens más eu não posso negar que quando vi a terceira foto aquela maquina do lado do torino com suas caixas de roda gigante,eu vibrei, eu fui ao delírio nossa querida scania nos seus dias de glória, é 97 o click? cheirando a novo ainda hein! ha tempos que eu queria ver uma foto dela de época.Muito obrigado eque venham mais, Sucesso pra vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo