Inicialmente, as novas linhas dos ônibus turísticos vão partir da Praça da Estação, passando pelo Dragão do Mar, Mercado Central, Praça Portugal, feirinha da Beira-Mar, Mercado dos Peixes, Praia de Iracema, Estoril e Museu da Fotografia. Mas não está descartada a expansão em 2019. “Este ano vamos consolidar a rota, mas a ideia é depois expandir. Fazer uma rota que vá para a Praia do Futuro, por exemplo, ou quem sabe até Porto das Dunas”, afirmou Alexandre Pereira.
Ele diz que o projeto é inspirado nos modelos já consolidados em outros destinos turísticos do mundo: com ônibus de dois andares. A parte debaixo com ar-condicionado e a de cima descoberta para oferecer uma melhor experiência ao turista. Estes ônibus também devem oferecer Wi-fi, banheiro e sistema de áudio em sete línguas.
Por se tratar de um serviço novo, ocorrerá uma licitação para as linhas turísticas. O edital para chamada pública está em fase de finalização e deve ser lançado em quinze dias. Depois, haverá um mês para apresentação de propostas e o resultado deve ser divulgado após o Carnaval. O sistema de ônibus deve ser hop on hop off, em que as pessoas podem subir e descer dos veículos nos pontos turísticos.
“Uma vez finalizado o processo, a empresa tem de 60 a 90 dias para iniciar a operação, então, acreditamos que a partir de maio a rota comece a ser feita. Mas, seguramente, na alta estação do meio do ano o serviço já vai estar operante”.
Neste caso, quem vencer a licitação, além de cobrar uma tarifa do usuário, estimada em R$ 40, vai poder captar patrocínio para propagandas, a exemplo do que ocorre hoje com o sistema Bicicletar.
Ele diz que, desde que a Prefeitura anunciou o projeto, em outubro, pelo menos três empresas de turismo, dentre estas uma de fora do Estado, já demonstraram interesse em participar do certame. “Não tenho dúvida de que será competitivo. É um bom negócio para quem for operar a linha”.
Jornal O Povo