A empresa Parnamirim Field recolocou nas ruas parte de sua frota, nesta quarta-feira (17). Ao menos quatro veículos saíram para as operações das linhas D (Parque Industrial/Natal) e E (Emaús/Natal), que deixaram de ser operadas ao longo da última semana, quando a empresa suspendeu suas atividades.
Na terça, 16, houve o anúncio de que a empresa Trampolim da Vitória iria assumir os trajetos, mas a operação não se concretizou. Os usuários continuaram afetados pela falta dos ônibus. Hoje, por volta das 14h, os veículos da Field ganharam novamente às ruas, atendendo parcialmente as comunidades.
Imbróglio
A empresa Parnamirim Field pediu ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN), órgão gestor do transporte intermunicipal, a suspensão de suas atividades durante 6 meses para buscar recuperação judicial, porém não respeitou o prazo de 60 dias até o fim das atividades exigidos pelo órgão, e deixou de operar suas linhas desde a última semana.
Havia a expectativa das empresas Santa Maria e Cidade das Dunas assumirem, conjuntamente, as linhas da Field, já que as operadoras detém parte de suas ações e são parceiras administrativas. Caso se concretizasse, a operação esbarraria na empresa Trampolim da Vitória, que opera as demais linhas intermunicipais de Parnamirim em direção à Natal, e era a empresa que operava as linhas antes da criação da Field (surgida após uma divisão societária da Trampolim da Vitória).
O fato de a Trampolim já ter respondido pelas linhas, inclusive pesou para que a empresa fosse anunciada como sucessora da Field ontem, pela vereadora de Parnamirim Kátia Nunes, que anunciou o retorno das operações das linhas D e E após participar de reunião no DER/RN.
Não há confirmação se a Field continuará com a operação reduzida nos trajetos, e até quando a frota reduzida nas linhas irá perdurar.