Pelo menos dois ônibus da empresa Trampolim da Vitória teriam sido apreendidos pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN) por operação irregular nas linhas D (Parque Industrial/Natal) e E (Emaús/Natal), de responsabilidade da empresa Parnamirim Field.
Os ônibus teriam sido apreendidos na manhã deste sábado, 20, e se encontram no pátio do órgão, localizado no bairro Lagoa Nova, em Natal. A Trampolim tem atuado conjuntamente com a Field nas linhas desde a última quarta-feira, inclusive com autorização do próprio DER/RN, já que a Field teria abandonado as linhas no último domingo, 13 – mas retornando a operá-las na quarta, de forma parcial.
Pela manhã, grupos de transporte do Facebook também informaram que as empresas Cidade das Dunas e Santa Maria – acionárias da Parnamirim Field iriam assumir integralmente as linhas D e E, atuando à serviço da Parnamirim Field. Há, inclusive, uma coletiva de imprensa pelos diretores das empresas confirmada para amanhã, domingo, para explicar o caso.
Imbróglio
A empresa Parnamirim Field pediu ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN), órgão gestor do transporte intermunicipal, a suspensão de suas atividades durante 6 meses para buscar recuperação judicial, porém não respeitou o prazo de 60 dias até o fim das atividades exigidos pelo órgão, e deixou de operar suas linhas desde a última semana.
Havia a expectativa das empresas Santa Maria e Cidade das Dunas assumirem, conjuntamente, as linhas da Field, já que as operadoras detém parte de suas ações e são parceiras administrativas. Caso se concretizasse, a operação esbarraria na empresa Trampolim da Vitória, que opera as demais linhas intermunicipais de Parnamirim em direção à Natal, e era a empresa que operava as linhas antes da criação da Field (surgida após uma divisão societária da Trampolim da Vitória).
O fato de a Trampolim já ter respondido pelas linhas, inclusive pesou para que a empresa fosse anunciada como sucessora da Field ontem, pela vereadora de Parnamirim Kátia Nunes, que anunciou o retorno das operações das linhas D e E após participar de reunião no DER/RN.