Parnamirim Field e Trampolim da Vitória na disputa pelas linhas D e E

A disputa pela operação das linhas D (Parque
Industrial/Natal) e E (Emaús/Natal) se intensificou na última semana. No
domingo, a Parnamirim Field, empresa responsável pelas linhas, deixou de operar
os trajetos, alegando dificuldades financeiras de se manter. A partir daí,
criou-se a expectativa sobre qual empresa assumiria seus trajetos: Santa Maria
e Cidade das Dunas conjuntamente, já que são parceiras administrativas da Field,
ou a Trampolim da Vitória, empresa da qual a Field descendeu e que operava as
linhas até o ano de 2009. A segunda opção prevaleceu, e a partir disso, o
desencadeamento de uma semana marcada por ações relacionadas ao fato.
Trampolim e Field: disputa pelas linhas D e E

O Portal UNIBUS RN anunciou, em primeira mão, o fim das
atividades da Parnamirim Field, no último domingo (13). A empresa pediu a
suspensão das atividades pelo prazo de seis meses junto ao Departamento de
Estradas e Rodagens (DER/RN), alegando impossibilidade de se manter em
operação, e que durante este período iria entrar em regime de recuperação
judicial. No próprio domingo, os ônibus da empresa já não foram mais às ruas.
Parnamirim Field voltou às operações com frota reduzida na semana passada
Na segunda-feira, a vereadora do município de Parnamirim
Kátia Pires anunciou, em seu Facebook, que a empresa Trampolim da Vitória irá
assumir a operação das linhas D e E.
Vereadora Kátia Pires anunciou que empresa Trampolim iria assumir as linhas
A foto publicada no Facebook da vereadora foi tirada na sede
do DER/RN, que definiu a operação das linhas pela Trampolim. Na imagem, a
vereadora aparece ao lado do diretor da Trampolim da Vitória, Eudo Laranjeiras,
anunciando que a preferência pela empresa se deu porque a Trampolim já havia
operado as linhas anteriormente.
Porém, antes da chegada da Trampolim às linhas, a Field
voltou às operações, de forma reduzida, na quarta-feira, 17. Ao menos quatro
veículos saíram para as operações das linhas. Já na quinta-feira, 18, os ônibus
da Trampolim também chegaram aos trajetos da D e E. Ambas as empresas passaram
a operar conjuntamente as linhas, estendendo a operação unida pelos dias
seguintes. A Field, por sua vez, continuou com a frota reduzida, e a Trampolim
complementou o quadro de veículos nas linhas.
A chegada da Trampolim às linhas – ou ao menos a operação
conjunta pelas empresas – parecia ser definitiva. Um anúncio no site da RN
CARD, sistema de bilhetagem eletrônico utilizado pelas empresas, afirmava que
desde o dia 18, as linhas ganhariam uma nova operadora – a Trampolim. Além
disso, a nova operadora cadastrou as linhas no aplicativo CittaMobi, que
informa aos usuários, pelo celular, o horário do próximo ônibus nas paradas de
seus trajetos.
Novos fatos neste sábado, 20, porém, mudaram os rumos da
disputa pelas linhas. Informações divulgadas em grupos de transportes no
Facebook, apontam que a Parnamirim Field deverá voltar às ruas, nos próximos
dias, em parceria com as empresas Santa Maria e Cidade das Dunas – como cogitado
inicialmente.
Field e Santa Maria deverão unir operações
A informação surgiu após a empresa Trampolim da Vitória
conceder entrevista a um portal de notícias local afirmando que a “Parnamirim
Field hoje é uma empresa clandestina”, e que pretende formalizar, nos próximos
dias junto ao DER/RN, um pedido para que o órgão estadual impeça a Parnamirim
Field de reassumir as linhas.
O sócio-diretor da Trampolim, Almir Abuana, fez duras
críticas à Parnamirim Field, afirmando inclusive que os carros que a empresa
disponibilizou para rodar estão, segundo ele, em más condições. “Os carros
estão com pneus carecas e sem vidro de porta. Não é uma questão empresarial, e
sim de segurança para os passageiros”, disse em entrevista ao Portal Agora RN.
Trampolim: de olho nas linhas da Field
O empresário também afirmou que o DER/RN “deveria atuar era
para parar a empresa, que disse que não tinha condições de operar e não está
oferecendo condições de segurança”.
A atuação, porém, ocorreu contra a Trampolim da Vitória. Na
manhã do sábado, ônibus da empresa que operavam as linhas D e E foram
apreendidos pelo órgão. Pelo menos dois ônibus foram impedidos de circular, e
levados para o pátio do DER/RN, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Para que a
empresa retire os veículos da apreensão, é necessário pagar multa com valor
médio de R$ 1.500,00, em média.
Publicação afirma que ônibus da Trampolim foram apreendidos
Novas ações e seus desdobramentos a respeito da operação das
empresas nas linhas D e Ee fatos associados a empresas relacionadas poderão
ocorrer nos próximos dias.

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