Número de passageiros de ônibus aumenta 10,87% em janeiro, aponta STTU

Natal registrou em janeiro aumento de 10,87% no número de passagens pagas no transporte público, ao se comparar com o mesmo período de 2017, segundo dados do Portal de Transparência do sistema público de transporte. O mecanismo foi lançado nesta terça-feira, 27, pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Segundo o portal da transparência, Natal registrou um total de 5,2 milhões de passagens em janeiro de 2018 – somando as passagens feitas com a bilhetagem eletrônica (estudantis, gratuidades, vale-transporte e dos cartões de passagem). A soma não leva em consideração, no entanto, as passagens pagas com dinheiro. Os dados podem ser acessados através do site: http://dados.natal.br
Em 2017, somente com a bilhetagem eletrônica, a STTU contabilizou 76,4 milhões de passagens. Utilizando apenas os valores com os cartões estudantis, vale-transporte e de passagens inteiras (que podem ser comprados e recarregados a qualquer momento pelo usuário), o sistema gerou R$ 159 milhões.
De acordo com os dados públicos, janeiro 184.027 viagens de ônibus em toda a capital. A média é de 5, 936 mil por dia. A quantidade de itinerários registrados foi 16% maior que no mesmo período de 2017, com um total de 158.337 viagens. No ano passado, por sinal, a STTU contabilizou 2,206 milhões de viagens feitas pelos ônibus.
Atualmente, o banco de dados traz informações sobre todo o ano de 2017 e de janeiro deste ano. A ideia é de que o portal seja atualizado de forma rotineira, com o aporte de novas informações, como a planilha de custos do transporte.
“Estas informações serão incluídas em até 40 dias. Há variáveis que precisam ser analisadas, como os reajustes do óleo diesel, com mudanças quase semanais”, justifica Elequicina do Santos, titular da pasta de Mobilidade.
Com a iniciativa, a STTU se adéqua à Lei Federal de Acesso à Informação (12.527/2010), seguindo exemplos de outros capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que também disponibilizam dados do sistema urbano de transporte público.
Segundo Eliquicina dos Santos, o mecanismo vai garantir uma maior transparência ao sistema público de transporte de Natal. “Todo o cidadão terá acesso ao banco de dados do transporte urbano. São informações que podem nos ajudar a melhor todo o sistema”, avalia.
Além do portal de transparência, a STTU lançou o aplicativo para celular “Poty Bus”. A plataforma promete informar aos usuários conteúdos sobre localização de ônibus, tempo de chegada na parada, entre outros temas. O sistema está disponível nas lojas de aplicativos do sistema Android e Apple.
Segundo o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, o portal da transparência foi o primeiro de uma série de iniciativa de acesso à informação pública. “É uma forma de mostrar a qualidade do sistema de transporte público de Natal”, avaliou.
Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo