UBus: São Bernardo do Campo terá “Uber” no Transporte Coletivo

dc8605f7 4e70 4ce0 bae0 bbf18b16157c
Um operador de transporte coletivo convencional aderiu ao modelo de transporte sob demanda, uma das características de aplicativos como Uber, 99 e Cabify, por exemplo.
Em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a operadora de ônibus municipais SBCTrans começa a oferecer vans de luxo em determinadas rotas cujos assentos são reservados por meio de um aplicativo chamado UBus.

Pelo celular, o passageiro escolhe uma rota com base na origem e destino de desejo. O aplicativo mostra o caminho mais viável para chegar à van. O pagamento é feito por meio de cartão de crédito e débito.
No celular é gerado um código bidimensional QR Code. Na van há um validador. O passageiro encosta o QRCode neste equipamento e a viagem é efetivada.
É possível também reservar poltronas para o mês todo e para um grupo de pessoas. Para compras antecipadas, é possível ter descontos.
No menu “minhas viagens” é registrado todo histórico das viagens. No aplicativo, também é registrado o embarque e o desembarque do passageiro. Isso permite avisar ao sistema que a poltrona ficou disponível.
O aplicativo também tem uma versão para o motorista, pela qual em tempo real, dentro das normas de trânsito, com alertas sonoros, o condutor pode se comunicar com a base.
Ao registrar as viagens e pontos de embarque e desembarque, a ferramenta também ajuda na gestão do Transporte, porque mostra os pontos onde há maior demanda de passageiros e origens e destinos mais procurados.
O UBus fez parceria com a Google e também informa todo o trajeto com as integrações necessárias com outros meios de transporte.
Em São Bernardo do Campo, o serviço começa a funcionar no dia 28. A tarifa ainda vai ser definida. Serão inicialmente quatro vans e dois trajetos.
O serviço foi incluído no sistema de concessão entre a Prefeitura e SBCTrans. As vans terão ar-condicionado, Wi-Fi, monitores com TVs e programação individualizada.
Segundo o Ubus e a SBCTrans, o sistema vai complementar e interagir com os ônibus comuns da empresa.  Um dos objetivos é atrair passageiros para o sistema de transporte coletivo na cidade.
Diário do Transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.